Belo Horizonte irá sediar uma das seletivas nacionais para um campeonato mundial de aviões de papel. Isso mesmo, mas esqueça aquele avião torto e amassado que você fazia com uma folha de caderno em sala de aula para atingir o colega de escola. A participação nessa competição é coisa séria e de adulto. Não basta dobrar o papel, há cálculos exatos e medições milimétricas para que o avião tenha a melhor aerodinâmica e garanta um voo perfeito.
A seletiva do Red Bull Paper Wings 2012 será no campus Buritis do Uni-BH em Belo Horizonte no próximo sábado (24) às 12h30 e irá selecionar dois
representantes brasileiros para a final mundial da competição de aviões de papel, marcada para maio, na cidade de Salzburg, Áustria.
Em sua terceira edição, o campeonato tem como detentor de um título e já com vaga garantida, Leonard Ang, que é o terceiro brasileiro na disputa mundial. Atual campeão na categoria tempo de voo, Ang vai defender o título na final. Estudante da Universidade de São Paulo (USP), ele foi o campeão na categoria Tempo de Voo com a marca de 11,66 segundos na final de 2009, que reuniu os 10 melhores da modalidade em todo o planeta.
São três as categorias disputadas nas finais mundiais: tempo de voo, distância e acrobacia. No tempo de voo, ganha o avião que permanecer no ar por mais tempo. Já na distância, vence quem voar mais longe. Na acrobacia, as melhores manobras do avião serão as premiadas. O Brasil classificará os melhores em tempo de voo e distância para disputar a final mundial.
Na primeira edição, em 2006, 48 países enviaram competidores. Já na seguinte, em 2009, o número de participantes subiu para 83. Para esta terceira edição, serão 500 classificatórias em mais de 85 países, sendo 29 delas no Brasil.
Clique aqui e confira a lista das seletivas em outras cidades brasileiras!