O Salão de Paris abre as portas para jornalistas de todo o mundo nesta quinta-feira (27) com boas novidades que também chegarão em breve ao Brasil, como o novo Audi A3 Sportback, que desembarcará por aqui quase simultaneamente ao seu lançamento na Europa. A montadora alemã afirmou que a nova geração do compacto será apresentado oficialmente no Brasil já em outubro, no Salão de São Paulo.
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O Novo Audi A3 Sportback é mais longo, por isso os ocupantes ganharam mais espaço. Enquanto o comprimento (4.310 mm), largura (1.780 mm) e altura (1.425 mm) são apenas um pouco maiores do que no modelo anterior, a distância entre-eixos agora mede 2.636 mm – um aumento de 58 milímetros. Em relação à versão de três portas, o Sportback tem 35 milímetros a mais de entre-eixos.
Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED (oferecidos como opcional), que podem ser do tipo adaptativos (que acompanham o traçado das curvas). Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão dos veículos de competição e o veículo possui ainda um discreto spoiler de teto.
Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis opcionalmente com tecnologia LED. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é standard. Dependendo do motor, o sistema de escape termina em uma ou duas saídas do lado esquerdo do carro.
A Audi oferece 13 opções de cores para o Novo A3 Sportback – três acabamentos sólidos, oito metálicos e dois com efeito perolizado. Os clientes podem ainda optar pelo pacote alto brilho, com frisos decorativos nas janelas, ou pacotes esportivos S line.
Mais leve
A tecnologia de construção de baixo peso da montadora, Audi ultra, já está sendo aplicada no Novo Audi A3 Sportback, deixando o modelo 90 quilos mais leve do que a versão anterior, que ainda é vendida no Brasil. Equipado com motor 1.4 TFSI, o mesmo usado no modelo de entrada A1, o hatch pesa 1.205 kg. O perfil de célula de aço do modelo combina baixo peso com elevada rigidez. O tipo de material utilizado em cada parte é determinado em função das características desejadas. Componentes da célula dos ocupantes do carro são feitos em aço forjado a quente, o que torna a estrutura resistente e leve, ao mesmo tempo, com economia de 37 kg no peso do carro. A tampa do motor, os para-lamas, a parte de trás dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são feitos em alumínio – juntos, economizam cerca de 12 kg e melhoram a distribuição de peso no conjunto. O para-brisa recebeu isolamento acústico para reduzir ainda mais os níveis de som no interior.
Interior
Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel conta com uma disposição mais clara dos instrumentos. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, facilita o acesso aos comandos.
A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no túnel central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis.
Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O volante, que dependendo da versão pode ter três ou quatro raios, tem base achatada, teclas multifuncionais e shift-paddles.
O acabamento interno é em alumínio Mistral ou inserções em 3D “Optic” opcionais (standard na versão Ambiente). Segundo o fabricante, este último fabricado por meio de um processo complexo para produzir uma aparência semelhante a um vidro com intensa profundidade.
As quatro grandes entradas de ar, foram desenhadas em formato de turbina. O ar-condicionado automático é opcional, o que parece ser contraditório em um veículo dessa categoria. Controles com acabamento em alumínio e pacote de luzes com LED (de série na versão Ambiente) também são opcionais.
O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados.
O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED. O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado. O teto solar panorâmico de vidro, que pode ser levantado ou aberto, é opcional. Dependendo do acabamento, o modelo vem equipado com rodas de 16 ou 17 polegadas, com a opção de rodas de 18 polegadas ou mais.
Novas opções de motores
De acordo com a Audi, o Novo Audi A3 Sportback possui novas tecnologias que tornam o carro mais eficiente, como injeção direta de combustível, turbo, gestão térmica e sistema star-stop. Segundo a marca, o consumo foi reduzido em média, cerca de 10% em comparação à versão anterior. A montadora traz, inicialmente, duas opções de motorização.
O motor 1.4 TFSI, que agora também possui bloco de alumínio, pesa apenas 107 kg – 21 a menos que seu antecessor. A unidade produz 122 cv de potência, acelerando o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h. O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro, o que corresponde a 123 gramas de CO2/km, segundo dados divulgados pela Audi nesta quarta-feira (26).
Já o novo motor 1.8 TFSI a gasolina - que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto; além do sistema Audi Valvelift, que varia a elevação das válvulas - produz 180 cv de potência. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante utilizado no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro, correspondente a 130 gramas de CO2 por km.
A Audi pretende expandir rapidamente a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência, além da opção de um motor a gás, com estreia em 2013, e um veículo híbrido e-tron, em 2014.
Transmissão
O Audi A3 Sportback virá para o Brasil equipado com câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. O motorista pode operar o câmbio S tronic por meio de alavanca ou shift-paddles no volante.
Chassis
No chassis, o eixo dianteiro foi deslocado 40 milímetros para a frente, em comparação com o modelo anterior. Todos os motores são instalados com inclinação de 12 graus, com a extremidade voltada para o escape – conceito da plataforma modular transversal (MQB).
Informação e interatividade
O Audi A3 apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação. O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) inclui a placa MMX (Multi Media Extension), com um rápido processador de gráficos da líder de mercado Nvidia. O chip, que gera imagens complexas em 3D, é utilizado em todos os sistemas – online, de controle de voz, mídia, navegação e funções de telefone.
O monitor de alta resolução de 5.8 ou 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho.
Versões e equipamentos
O Novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbag para o joelho do condutor e airbags laterais na parte de trás. A lista completa de equipamentos de série inclui ar-condicionado e indicador de pressão dos pneus.
O sistema de informação ao condutor com display colorido é padrão na versão Ambition e Ambiente. A versão Ambition inclui ainda bancos esportivos, rodas de 17 polegadas e Audi Drive Select. A versão Ambiente incorpora controle de cruzeiro, pacote de luzes em LED e assistente de estacionamento traseiro. Diversas opções de personalização de acabamento, de acordo com as preferências do cliente, também são oferecidas. Entre elas, teto solar panorâmico de vidro, chave de conveniência e aquecimento auxiliar.
Os faróis xênon plus com luzes diurnas em LED podem ser conectados ao sistema de navegação e se adaptarem às funções de iluminação urbana ou na estrada, bem como em cruzamentos e até atrações turísticas. Quando combinados à câmera dianteira, luz alta e baixa são reguladas automaticamente, oferecendo melhor visibilidade e mais segurança. O Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu em fevereiro de 2013 e em junho no Brasil.