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Audi constrói A5 em alumínio

Cupê trocou o aço da carroceria por materiais mais leves, o que inclui também o uso de fibra de carbono

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Julio Cabral

A Audi deu mais uma mostra das vantagens na utilização de materiais mais leves com uma versão em alumínio do cupê médio A5. O modelo teve o peso aliviado em 100 kg com o uso do metal mais leve e de plástico reforçado com fibra de carbono no lugar do aço da carroceria. O duas portas se vale do conceito da Audi Space Frame ? ASF ? criado pela marca e utilizado pela primeira vez em 1994 no sedã grande A8. Isso lhe deu um peso de 1.310 kg, contra 1.420 de um A5 ?normal?.

De acordo com a marca, a diminuição permite a utilização de um motor menor, de quatro cilindros, em vez de um bloco V6. Com o já conhecido propulsor 2.0 FSI turbo de 211 cv, o A5 tem uma relação peso potência de 6,2 kg por cv, enquanto o modelo convencional equipado com o V6 3.2 FSI de 265 cv alcança uma relação ligeiramente favorável, de 5,8 kg/cv, com um desempenho semelhante.

Contudo, o impacto não se dá apenas em performance. O uso de um motor menor proporciona também uma maior economia de combustível, tal como um índice de emissões mais favorável. Além de permitir um menor desgaste de freios e de transmissão. Segundo informações oficiais, cada 100 kg a menos garantem uma redução no consumo entre 0,3 e 0,5 litros de combustível a cada 100 km, além de 8 a 11 gramas a menos de emissões de dióxido de carbono CO2 por quilômetro rodado