A marca alemã equipou os modelos A1 e A3, tanto nas opções de duas quanto de quatro portas, com a sua nova tecnologia de desativação de cilindros. O sistema está presente no motor 1.4 TFSI (turbo e injeção direta de combustível), que desenvolve potência de 141cv a 5.000rpm e torque de 25,5kgfm entre 1.500rpm e 3.500rpm. No A1 e A1 Sportback o propulsor está atrelado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. Com esse conjunto, eles aceleram até 100km/h em 7,9s e 8s, respectivamente, enquanto no A3 e A3 Sportback esse tempo sobe para 8,3s e 8,4s, respectivamente. Nas quatro opções, a velocidade máxima é de 212km/h.
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O sistema, que funciona sob demanda, desativa o segundo e terceiro cilindros quando o motorista não está exigindo muito do motor (entre as rotações de 1.400rpm e 4.000rpm e entre os torques de 2,5kgfm e 7,6kgfm). Mas assim que se pressiona mais forte o pedal de acelerador os dois cilindros são rapidamente reativados. Para se ter uma ideia da redução no consumo, com essa nova tecnologia o A3 Sportback consegue 20,8km/l de média combinada (cidade/estrada), emitindo apenas 112g/km de CO2. Os modelos equipados com a desativação de cilindros devem chegar ainda este ano ao Brasil.