Na Europa, ativistas climáticos se apropriaram, no último fim de semana, de mais de 400 outdoors, que foram usados para a divulgação de mensagens que denunciavam montadoras de carros, principalmente a Toyota e a BMW.
A ação se baseou no "brandalismo", um movimento anti-publicidade que subverte os anúncios, de forma criativa, para criticar e parodiar a publicidade convencional corporativa segundo princípios de ativismo ambiental.
Os participantes afirmaram ter colocado outdoors adulterados na França, Alemanha, Inglaterra e Bélgica, como uma resposta ao aumento da presença de propaganda automotiva em torno do início do 100º Salão do Automóvel de Bruxelas.
Dessa forma, a ação pretende chamar a atenção das pessoas para como a publicidade busca nos vender cada vez mais carros em um momento crítico de colapso climático.
Além da objeção frente às emissões de carbono por parte de fabricantes como a Toyota, o grupo se opõe também à venda de grandes SUVs, mesmo que sejam elétricos. Estes, segundo os membros, consomem muito, representam um perigo maior para os pedestres e entopem as pequenas cidades da Europa.
Os principais alvos foram a Toyota e a BMW
Os outdoors visavam, em sua maioria, atacar a Toyota e a BMW, já que elas são as duas montadoras classificadas com as piores por seus poucos esforços em prol das causas climáticas e pelo lobby anti-ambiental que praticam.
De fato, a Toyota demorou a introduzir veículos totalmente elétricos em sua linha e, em 2021, prometeu revisar sua postura de lobby, após pressão de investidores.
Essa pressão foi inspirada por um relatório da InfluenceMap, que revelou que a montadora era a maior doadora corporativa para as campanhas de candidatos contra políticas ambientais.
Segundo Tona Merriman, porta-voz do Brandalism, apesar da promessa, a Toyota ainda tem, hipocritamente, impulsionado seus anúncios de sustentabilidade enquanto pressiona governos de todo o mundo para enfraquecer os planos de qualidade do ar, ameaçando-os com ações legais para proteger seus lucros.
Os ativistas reivindicam regulação dos anúncios de carros
Os ativistas envolvidos na ação contra a Toyota e a BMW, além de denunciar tais montadoras, reivindicam também medidas legais, por parte do governo, para a regulação da publicidade de veículos poluentes.
Essas mudanças já vêm acontecendo em algumas jurisdições, que estão aplicando limitações para os anúncios de produtos prejudiciais ao meio ambiente, como tabaco, combustíveis fósseis, grandes SUVs, entre outros.
Isso incluiu vários conselhos do Reino Unido, como Cambridgeshire, Norwich e North Somerset.
Por que os SUVs são alvos de ativistas? Boris Feldman explica: