UAI

As mortes causadas por casos de aceleração súbita de Toyotas podem chegar a 102 pessoas

O número de fatalidades foi apurado pelo jornal norte-americano Los Angeles Times com base em dados da NHTSA

Publicidade
Foto:

Monty (morto no acidente) e Linda Hardy já haviam removido os tapetes após um aviso da marca, afirma Randy Roberts, o advogado do casal

O jornal norte-americano Los Angeles Times publicou uma reportagem em que afirma que o número de mortes em acidentes causados por aceleração súbita de modelos da Toyota pode chegar a 102 fatalidades. O número, que representa quase o dobro de mortes levantadas anteriormente, foi obtido após a investigação de arquivos, processos e relatórios policiais coletados pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), a entidade norte-americana responsável pela segurança automotiva. Cada um dos casos fatais será investigado pelo governo norte-americano.

Como no acidente do Toyota Avalon (foto de abertura), cujos tapetes haviam sido removidos. O casal Monty e Linda Hardy, moradores de Southlake, subúrbio de Dallas, Texas, já haviam levado o seu sedã várias vezes a uma concessionária com reclamações sobre a aceleração indevida. Em 26 de dezembro do ano passado, Monty morreu em um acidente junto com três passageiros.

A marca japonesa promoveu o recall de milhões de unidades defeituosas, mas insiste que não há problemas no sistema de acelerador eletrônico. Recentemente, um comunicado interno da Toyota datado de 30 de agosto de 2002 reconhece a existência de casos de aceleração súbita em modelos Camry daquele ano (foto abaixo), equipados com acelerador eletrônico.



O novo documento veio a tona pelo congressista norte-americano Bart Stupak, do Partido Democrata, que afirma que a raiz do problema está na eletrônica, embora a Toyota continue na linha de defesa que atribui todos os defeitos são mecânicos, causados pelo mecanismo do acelerador ou pelo tapete.

Leia a matéria do Los Angeles Times dessa sexta-feira, dia 26 de março.


Casos de aceleração súbita no Brasil

Nos últimos tempos, alguns donos do Toyota Corolla relataram casos de aceleração súbita do modelo. Longe de ser apenas um susto, os incidentes chegaram, inclusive, a provocar uma batida com perda total do veículo. Leia mais nos links abaixo.

Leia sobre os casos brasileiros.


Leia sobre a investigação pública dos casos.