Quando se pensa em filtros de ar para veículos o que vem à mente são os que protegem os motores. Mas há uma outra categoria, os filtros de cabine, cuja função é melhorar a qualidade do ar para os ocupantes. Nos veículos com ar-condicionado, há ainda um filtro responsável pela purificação e secagem do próprio gás refrigerante usado no sistema. O chamado filtro antipólen, que no Brasil também é chamado de filtro de micropartículas devido à ausência de grandes quantidades de pólen na primavera (como ocorre nos países de clima mais frio), é específico para partículas em suspensão. De acordo com Amaury Oliveira, gerente de engenharia da Delphi, reduz o risco de entrada de bactérias que, quando entram em contato com dutos internos molhados, se proliferam e causam cheiro ruim.
Existe ainda um filtro mais avançado, o de carvão ativado, que, além de ser de micropartículas, reduz mais os odores e tem a capacidade de combater gases nocivos. Essa propriedade é importante, já que, sobretudo em situações de trânsito pesado, os ocupantes estão expostos aos poluentes emitidos pelos outros veículos. O filtro de carvão ativado, por exemplo, é capaz de decompor o ozônio em oxigênio.
Entre as montadoras nacionais, nem todas instalam as versões mais eficientes (veja quadro). Uma boa notícia é que o filtro de micropartículas pode ser instalado mesmo em carros sem o equipamento. Basta verificar se no sistema de ventilação há a preparação para a peça, esclarece Delfim Calixto, gerente de marketing de produto Pós-venda da Bosch. O preço varia entre R$ 50 e R$ 60, dependendo do modelo do veículo.
Se não for o caso, ainda há como se prevenir. Principalmente em situações como congestionamentos ou em túneis, onde há maior concentração de poluentes, ligar o sistema de ventilação na posição de recircular o ar é a maneira correta de proceder. Mas vale o alerta de que a recirculação não deve ser usada por muito tempo, pois o ar dentro do carro não é renovado e pode ficar viciado.
Mesmo para quem possui um veículo com o equipamento não é suficiente apenas ter o filtro. Uma coisa importante é a manutenção, explica Calixto. "O ideal é seguir o manual do carro, mas é bom trocar o filtro a cada ano."
Quem tem
Citroën
Micropartículas para toda a gama
Fiat
Micropartículas em todos os automóveis da família Palio e outros modelos com ar-condicionado
Ford
Micropartículas para o Focus
GM
Micropartículas para modelos com ar-condicionado
Honda
Micropartículas em toda a gama
Peugeot
Micropartículas em toda a linha e carvão ativado para modelos com ar-condicionado digital
Renault
Micropartículas para linha Mégane
Toyota
Micropartículas para Hilux e SW4 a partir da linha 2008
Volkswagen
Micropartículas para Fox com ar-condicionado, Polo, Golf e todos os modelos importados
Ar limpo - Aliado do bem-estar
Filtros de cabine, do tipo de micropartículas ou com carvão ativado, ajudam a combater gases nocivos na cabine, além de neutralizar odores e aumentar conforto dos ocupantes