UAI

Antigos do Brasil - Linha diversificada

A picape Chevrolet Brasil deu origem ao utilitário Amazona, o primeiro veículo da GM nacional voltado para o transporte de passageiros. Família ainda teve um furgão

Publicidade
Foto:

A Chevrolet Brasil 3.100 1958 foi o primeiro modelo nacional da GM

O primeiro veículo leve fabricado pela General Motors do Brasil foi o modelo 3100, em 1958, picape que ficou conhecida como Chevrolet Brasil. O apelido nasceu porque o símbolo da marca ostentado no capô trazia o mapa do país como adorno. Até então, a GM se dedicava à fabricação de caminhões, além dos refrigeradores Frigidaire.

Com o capô alto e para-lamas robustos, o veículo tinha as formas de uma caminhão. Mas, apesar disso, era uma picape voltada para trabalhos mais leves. Na altura da porta, a carroceria ficava mais esguia, conferindo elegância ao modelo.

Veja mais fotos da Chevrolet Brasil e da Amazona!

O primeiro motor a equipar o veículo foi um seis cilindros em linha com 3.100cm³ de cilindrada, que desenvolvia 136cv de potência. Com a inauguração da fábrica de São José dos Campos no ano seguinte, o modelo incorporou um propulsor nacional, com seis cilindros em linha, 4.278cm³ de cilindrada e 142cv. O câmbio de três marchas trazia a alavanca na coluna de direção.

Ainda em 1959, a família aumentou. Entrou em cena o utilitário Amazona, o primeiro veículo da GM de passageiros. Com espaço para oito ocupantes, o utilitário trazia três fileiras de bancos. Os assentos traseiros podiam ser removidos para acomodar mais carga no bagageiro. Outra característica interessante é que o Amazona tinha três portas, sendo duas na direita. A de trás dava acesso às duas últimas fileiras, porque o banco central era mais estreito.

O utilitário Amazona tinha três fileiras de bancos e acomodava oito ocupantes



Outros modelos que foram montados sobre o chassi da Chevrolet Brasil foram a picape cabine dupla Alvorada e o furgão Corisco. Em 1962, a linha derivada do modelo 3100 passou por um facelift, tendo como principais mudanças a adoção de faróis duplos e uma nova grade. Mas essas novidades não desfilariam pelas ruas do Brasil por muito tempo. Em 1964, a linha C 14 (da Veraneio) chegaria ao mercado.

Leia as matérias da série Antigos do Brasil

DKW Candango - A vida curta de um batalhador.

Jeep Willys - Da batalha para o sertão.

DKW Belcar - Um sedã de belas formas.

VW Kombi - Heroína da resistência.

DKW F-91 - Simpática perua.

Romi-Isetta - Carro, moto ou geladeira?.