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Antes de sair com o carro: especialista compartilha ritual a ser seguido

A fim de garantir segurança e cada vez mais autonomia e autoconfiança no trânsito, é essencial saber se o carro está em boas condições de funcionamento antes de dar a partida

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Antes de sair com o carro, é importante fazer uma série de conferências no motor.
Antes de sair com o carro, é importante fazer uma série de conferências no motor. Foto: Antes de sair com o carro, é importante fazer uma série de conferências no motor.

Trânsito é coisa séria e, por isso, pensar em segurança é essencial a todo momento. Portanto, antes de sair com o carro, é preciso fazer uma série de conferências e seguir uma série de recomendações para garantir as boas condições do veículo. Consultamos a mecânica e gestora de oficina Luciana Felix para saber quais as etapas a serem concluídas como um “ritual” antes de sair de casa.

É importante frisar que esta prática gera duas coisas de extrema importância: segurança no trânsito e economia financeira. Uma vez que se conhece o carro e seu funcionamento básico, é possível identificar anormalidades. Além disso, não se torna mais preciso terceirizar atividades de manutenção que podem ser feitas corriqueiramente pelo proprietário, o que evita certas despesas.

Qual o primeiro passo antes de sair com o carro?

Abrir o capô com o motor frio é a primeira das recomendações da especialista. Isso porque a conferência antes de colocá-lo em funcionamento é importante para verificar possíveis vazamentos no motor. É uma prática que muitas pessoas não têm hábito de fazer, por não saberem da importância ou por não priorizarem este tipo de cuidado.

O nível de alguns fluidos deve ser conferido no motor, e entre eles, o do reservatório do sistema de arrefecimento. É importante observar o volume de líquido presente no depósito. Caso ele esteja baixo, é indicado completar sempre com o aditivo recomendado pela montadora. Mas em casos de extrema urgência, se não houver o aditivo, com água desmineralizada. O aditivo garante a proteção das partes internas do reservatório e do motor.

O mesmo é válido para o nível de óleo de motor, que deve sempre estar entre o máximo e o mínimo indicado na vareta. Para fazer a conferência, basta puxá-la (de preferência com o motor frio) e observar onde está o ponto de marcação do lubrificante.

O reservatório do limpador de para-brisa é mais um que deve ser conferido antes de sair com o carro, pois em casos de necessidade, é preciso que seja possível limpar o vidro. É um item importante porque contribui para a boa visibilidade do motorista na direção.

Alguns ajustes essenciais para uma condução segura

Mão de pessoa ajustando o retrovisor interno do carro
Ajustar retrovisores antes de ligar o carro é essencial para a segurança no trânsito

De fundamental importância, estão os ajustes do banco do motorista e dos retrovisores, que devem ser feitos antes de sair com o carro. Disponível em alguns modelos, existem também os ajustes de volante, seja em altura e/ou distância, verificações que ainda devem ser realizadas previamente.

É comum observar pessoas movimentando o banco ou se esticando para regular os retrovisores para eliminação de pontos cegos com o carro em movimento. Isso é muito perigoso e prejudicial, pois o motorista pode perder o controle do veículo e causar acidentes.

Outro ponto importante a ser considerado é o posto onde o veículo é abastecido, para evitar problemas com combustível adulterado. Para isso, Luciana recomenda escolher um posto de combustível para ser o de confiança, pois assim se torna possível saber a procedência dos combustíveis.

E não só, pois isso evita aquela clássica solicitação do frentista para conferir nível do óleo e água e empurrar no condutor serviços dos quais o carro não precisa. O veículo já está com o motor aquecido e, portanto, os líquidos naturalmente estarão mais baixos nos reservatórios, pois estão nas mangueiras e peças do motor. E, finalmente, não se esqueça de solicitar cupom fiscal todas as vezes!

Como ligar o carro?

Chave sendo girada na ignição de carro
Antes de girar a chave até o fim, o ideal é aguardar que a central eletrônica faça as verificações no carro

Segundo Luciana, muitas pessoas colocam a chave na ignição e já dão a partida de cara, mas ela afirma que não é o recomendado. O ideal é colocar e girar a chave na ignição, esperar a central fazer a leitura do painel e dos componentes da injeção, verificar que as luzes estão apagadas e, só depois disso, dar a partida. 

Caso fique algum ícone aceso, a especialista recomenda analisar a informação no manual do veículo ou pesquisar a informação no Google para tomar conhecimento de qual componente está com problema. A depender da luz que ficou acesa, o carro deve ser encaminhado diretamente a uma oficina de confiança para averiguar qual o problema pode estar acontecendo.

Se a luz que permaneceu acesa foi a da calibragem dos pneus, por exemplo, significa que já passou da hora de conferir a pressão dos mesmos, prática que deve ser realizada semanalmente para garantia de segurança e economia de combustível. Mas neste caso, a resolução é mais simples, diferente de casos em que a luz acesa for a de temperatura do motor, por exemplo.

E como sair com o carro?

Conferências no motor e nas luzes do painel feitas, é hora de sair com o carro. Não é recomendado ligar o som pelos primeiros minutos do trajeto devido à necessidade de se realizar uma escuta atenta do funcionamento do veículo. Assim, é necessário “sentir” o motor do carro, se há ruídos sendo emitidos de alguma parte. Além disso, é importante prestar atenção também às sensações quando se pisa no freio e nas trocas de marchas. Com o som ligado, sinais iniciais de possíveis problemas que o carro informa ao motorista podem ser mascarados.

Uma dica da mecânica é anotar em um bloquinho ou no próprio celular o que foi possível averiguar no momento da escuta atenta. Isso auxilia no momento de levar o automóvel para a oficina, pois é possível dar mais detalhes do barulho e, desta forma, agilizar o processo para sanar a demanda.

Som automotivo no porta-malas de um Palio
O som pode ser prejudicial para a escuta ativa de ruídos estranhos produzidos no carro.

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