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Aniversário do VW Gol - Muitas plásticas antes dos 30

Carro mais vendido do Brasil completa 30 anos. São cinco gerações, com mais de seis milhões de unidades produzidas, que mantêm uma grande legião de fãs

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Que o nome Gol é uma grande jogada de marketing no país do futebol, não há dúvida. Desde que a Volkswagen adotou a denominação do momento maior do futebol para seu carro, em 15 de maio de 1980, gerações de artilheiros já vestiram a camisa da Seleção Brasileira, de Serginho Chulapa a Luís Fabiano, passando por Careca, Romário, Ronaldo e muitos outros. Nesse intervalo, os brasileiros choraram derrotas em cinco Copas do Mundo e comemoram outras duas, enquanto a VW produziu 6 milhões de unidades, sendo a maior parte (cinco milhões) vendida no Brasil, fazendo do Gol o carro mais comercializado do país. Mas, assim como o futebol, o carro mudou muito nos últimos 30 anos. Se comparado com o automóvel que foi lançado em 15 de maio de 1980, só restou o nome.

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No volume três do livro A história do automóvel (Editora Alaúde), o jornalista José Luiz Vieira explica as adaptações por que o motor boxer 1.3, derivado do Fusca, teve que passar para ser colocado no Gol à época do lançamento: "O motor é do tipo quatro cilindros contrapostos refrigerado a ar do Fusca, com modificações extensas no cabeçote e no sistema de refrigeração. Passar o motor para a frente não foi fácil, ou mesmo simples: os cilindros dianteiros tendiam a ficar refrigerados demais e os traseiros, de menos. A homogeneização da temperatura levou meses seguidos de estudos e experimentos, até chegar ao uso de uma ventuinha coaxial de sete pás plásticas, com alma metálica, montada dentro de um painel-guia. A suspensão é muito parecida com a do Passat, com a manutenção do raio negativo de rolagem. A velocidade máxima, cronometrada em 131,7km/h, é fraca, mas ainda assim melhor do que a do Fusca. A falta de fôlego do 1300 fica também evidenciada no consumo a velocidades um pouco mais altas, entre 120km/h e 130km/h: 10,3 km/litro. A 80km/h constantes, ele se vinga, fazendo 15,8 km/litro. Em uso urbano pesado, um litro a cada 8,3 quilômetros, e em uso urbano leve, 9,6 quilômetros".

Família

O projeto do Gol, que começou a ser desenvolvido em 1976, foi o primeiro veículo da VW concebido para dar origem a uma família: Voyage, Parati, Saveiro. Até 1994, quando o Gol chegou à segunda geração, o ?Bolinha?, ocorreram muitas mudanças, como a introdução da injeção eletrônica na versão GTI, de 1989. Em 1999, veio a geração III, que apresentou motor 1.6 flex, em março de 2003. Em 2005, surgiu a geração quatro e, em 2008, a atual. Comparar o Gol de hoje com o de 1980 seria como comparar o time treinado por Telê Santana, que disputou a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, com jogadores como Leandro, Luizinho, Júnior, Falcão, Cerezo, Sócrates, Éder e Zico com o atual, que disputará a próxima Copa do Mundo, na África, treinado por Dunga, São totalmente diferentes, além de atuarem em campos distintos. Em todo caso, o Gol atual tem opções de motor 1.0 e 1.6, ambos flex, refrigerados a água.

Aura

O presidente do Clube do Gol Quadrado (Veja também a versão comemorativa do Gol criada pela Volkswagen.), Fábio Vinícius, entende que aspectos estéticos e de design foram modificados, mas que muitos detalhes ligam o carro além do nome. O principal, segundo ele, são os fãs. O clube tem 16 mil cadastrados no Brasil e Fábio diz que é muito comum os filiados terem um Gol atual como carro de uso e um outro, geralmente 1988 ou 1989, que modificam e deixam com aspecto esportivo, como segundo carro.

O clube do Gol² ? lê-se clube do Gol quadrado ? de Minas Gerais (www.clubdogol.net.) foi fundado há três anos. Roney Peixoto, um dos fundadores e atual presidente, explica que a ideia foi criar uma filial do clube nacional, mas que hoje os fãs do VW em Minas já compõem o segundo maior do país, com cerca de 3,7 mil cadastrados. ?Começou somente com proprietários de Gol quadrado, mas, com o tempo, alguns vendiam o carro e compravam as novas gerações do Gol e continuaram no clube. O objetivo é mais que somente ter o carro: é fazer amizade, participar de diferentes formas e, inclusive, fazer ações sociais?, explica Roney.

Em 2008 veio a verdadeira evolução, com alterações significativas



Os encontros acontecem todos os meses, principalmente na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul, embora o último tenha sido na Pampulha. O motivo do apreço dos milhares de proprietários pelo mesmo modelo, segundo Peixoto, é que o Gol quadrado é um modelo com várias versões esportivas, como GTI e GTS, e que ganhou notoriedade, principalmente, por causa da primazia do uso da injeção eletrônica de combustível. Além do apelo esportivo, Peixoto destaca que manter um Gol quadrado é acessível ao bolso de muitas pessoas. No ano passado, o pessoal do clube reuniu sete modelos do Gol GTI com as cores do modelo para uma sessão de fotos.