UAI

Anfavea descarta aumento no preço dos veículos acima da inflação

Publicidade
Foto:

(AE)

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, descartou hoje (6) a possibilidade de um reajuste de preços dos automóveis acima da inflação anual. Os preços têm acompanhado, nesses últimos anos absolutamente, a inflação, e as empresas têm alinhado as suas negociações com seus fornecedores no sentido de não ter aumento no produto final, disse, ao ser questionado se uma eventual correção no preço do aço poderia ser repassada aos consumidores, acrescentando: Esperamos que não tenha nenhum aumento de preço no aço.

De janeiro a novembro, a demanda por veículos no mercado interno cresceu 28,9%, totalizando 2,2 milhões de unidades ante l,7 milhão no mesmo período acumulado de 2006. O acesso mais facilitado ao crédito e juros mais baixos colaboraram para esse aquecimento, segundo Schneider.

Ele informou que o volume de dinheiro colocado disposição dos compradores de veículos aumentou 26,8% e a média de juros cobrados sobre as aquisições passaram de 3,1 pontos percentuais para 3,5 pontos percentuais. Chega [a ser] a metade do índice incidente sobre os demais bens em geral.

Para 2008, ele prevê uma expansão de 17,5% nas vendas internas, que deverão alcançar 2,8 milhões de unidades. Já a produção, ele prevê, que deverá aumentar 8,9% em 2008, passando para 3,240 milhões de unidades, próxima da capacidade instalada que hoje é de 3,5 milhões.