A preparadora alemã 9ff tem uma queda pela conterrânea Porsche, uma "paixão" que fica evidente até no seu nome. A empresa, fundada em 2001 em Dortmund, foi criada como uma oficina especializada nos bólidos da casa de Stuttgart ? embora inclua entre seus projetos uma versão ultraeconômica do VW Golf ? que, ao passar pelas suas mãos, se tornam "brutais". É o caso do TR-1000, uma versão modificada do Porsche 911/997 Turbo. Se o modelo original já desperta interesse com os seus 480 cv, após uma intensa preparação, o motor de seis cilindros contrapostos ? boxer ? de 3,6 litros passar a debitar mais de 1.000 cv de potência, com um torque de arrasadores 106 kgfm, contra 69,3 kgfm do original.
Um acréscimo explicado pela ampla reforma, que incluiu um novo sistema de admissão e escape, dois turbocompressores de dimensões mais avantajadas, comando de válvulas aprimorado, entre outras modificações. O câmbio é o manual de seis marchas, em vez do manual automatizado de dupla embreagem e sete marchas dos 911 Turbo mais recentes. Com tudo isso, a velocidade máxima saltou dos 310 km/h para 392 km/h atingidos na reta da pista de testes de Papenburg, no norte da Alemanha. E poderia ir além, caso o circuito permitisse.
Os números de aceleração não são menos impressionantes. De zero a 100 km/h, foram necessários apenas 3,2 segundos ? 0,5 s a menos que a configuração ?civil?. São necessários míseros 8 segundos para se atingir 200 km/h a partir da imobilidade e, caso o destemido piloto queira um pouco mais, basta manter a pressão sobre o pedal direito e somar mais 8 segundos para se pulverizar a marca de 300 km/h. Tudo com o equilíbrio proporcionado pela tração integral. O preço da preparação? Cerca de 130 mil euros, o equivalente a R$ 326 mil.