Os carros elétricos mais acessíveis parecem, cada vez mais, crescer no mercado. No Brasil, a BYD e a GWM têm se destacado, com modelos recentes como o Dolphin e o Ora 3, que chegaram por preços de R$ 149.800 e R$ 150 mil, respectivamente. Agora, ao que tudo indica, chegou a vez da Renault. Segundo a imprensa estrangeira, a montadora francesa já está trabalhando em um novo EV pequeno e barato, que deverá chegar em 2026, se posicionando como veículo de entrada na linha elétrica da marca – posto que é ocupado, hoje, pelo Kwid E-tech.
O EV ainda sem nome, supostamente, também seria um substituto do Renault Twingo, que está prestes a ser descontinuado na Europa. Além disso, fontes internas também sugerem que ele será construído na fábrica da Renault em Novo Mesto, na Eslovênia, que também abriga a produção do Twingo.
Modelo competiria com o Renault Kwid elétrico
Ao que tudo indica, o suposto novo carro elétrico popular da Renault chegará com preços menores que o Renault R5, o EV que será lançado no mercado europeu em 2024 por menos de 25 mil euros – ou cerca de R$ 132 mil pela conversão direta. Nesta faixa de preço, portanto, o novo modelo ainda anônimo se posicionaria como rival "mais requintado" do Renault Kwid E-Tech – ou Dacia Spring, como é conhecido lá fora –, o atual veículo elétrico de entrada da Renault.
A título de referência, o Kwid elétrico, no Brasil, parte dos R$ 139.990 – ou seja, a expectativa é que o novo EV seja ainda mais barato, apesar de um pouco mais elaborado, provavelmente. Outros rivais do mercado europeu incluiriam nomes como o próximo VW ID.1, o Citroën e-C3 e o Fiat Panda elétrico.
No Brasil, ainda é bastante cedo para especular qualquer coisa sobre a chegada deste novo carro elétrico popular. De qualquer forma, aqui ele desbancaria, em termos de preço mais em conta, tanto o BYD Dolphin quanto o GWM Ora 3, ficando, provavelmente, entre o iCar, o EV mais barato do país por R$ 119.990, e o JAC E-JS1, o segundo mais em conta, por R$ 139.900.
Por fim, ainda não está claro se o novo modelo compartilhará a arquitetura CMF-BEV com o Renault 5 de 3,92m de comprimento, mas certamente ele será menor.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas