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Yamaha - Economizando o feijão

Veículos elétricos passaram de projetos futuristas para realidade, como alternativa de um trânsito mais civilizado, silencioso e menos agressivo ao meio ambiente

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Foto:

A japonesa Yamaha, um dos grandes fabricantes mundiais de motocicletas, presente também no Brasil, apresentou durante o 41º Salão de Tóquio, realizado no fim de 2009, alguns veículos para facilitar a mobilidade urbana, especialmente nos saturados grandes centros, contribuindo para a melhoria das condições do meio ambiente. A filosofia dos projetos é a de combinar modelos com estrutura simples com formas alternativas de motorizações e energias. Alguns veículos são híbridos, combinando a força humana, por meio do pedal, com motores elétricos de última geração. Menores, mais leves e mais potentes.

Um dos mais criativos veículos é a PAS-er - foto acima. Aparentemente uma bicicleta com desenho futurista, mas que também esconde muita tecnologia e um curioso sistema de propulsão. São dois motores elétricos, sendo um instalado na dianteira, dentro do cubo de roda, com potência de 100 watts, e outro na parte central inferior da bicicleta, com 150 watts e transmissão por dentro da balança. Não existe a corrente como nas bicicletas convencionais, mas os pedais estão lá. Uma central eletrônica faz a distribuição da força dos motores automaticamente entre as duas rodas e ainda recupera a energia nas descidas e recarrega as baterias.

Pedalada

As baterias são de íon lítio, mais leves e duráveis. Os motores não substituem os pedais, mas ajudam no processo de pedalada, especialmente nas subidas. Nesta situação, os pedais ficam mais leves, atuando em conjunto com a força humana, economizando no feijão. Para mostrar tudo isso, um painel digital no guidão informa a autonomia, velocidade e até o número de calorias queimadas no trajeto. A bicicleta também conta com regulagem de altura de banco, entre 820mm e 1.000mm, rodas com aros de 20 polegadas, farol e farolete.

A cereja do bolo são os freios a disco ventilados nas duas rodas. As baterias da PAS-er podem ser recarregadas em cerca de quatro horas. Já o EC-f é um veículo que parece ter saído das histórias em quadrinhos ou mangás japoneses - foto abaixo. De desenho futurista, é inteiramente elétrico, com dois motores, um em cada roda, e cores fortes. A semelhança entre a dianteira e a traseira acaba confundindo o observador, que não sabe se o veículo está indo ou vindo. Para completar, os pneus são do tipo balão, com aptidão para terrenos mais irregulares.

O EC-f parece ter saido diretamente dos mangás, com desenho futurista



Elétrico

As suspensões são do tipo mono, tanto na roda dianteira quanto na traseira, com balança monobraço. O farol, embutido na coluna dianteira, tem lâmpadas do tipo LED. Já a lanterna traseira fica na extremidade do banco. Os motores também são regenerativos, repondo energia nas descidas e desacelerações, aumentando a autonomia das baterias. A Yamaha também mostrou o irmão EC-fs, com características mais esportivas. Mais dentro da realidade, mostrou também o EC-03. Este veículo totalmente elétrico é a última geração do EC-02, que já é comercializado no Japão com bastante sucesso.

O EC-02 ajudou a popularizar o transporte urbano nos grandes centros japoneses e em deslocamentos mais curtos. Já o EC-03, seu sucessor, promete um desempenho semelhante ao de uma motocicleta convencional, equipada com motor de 50cm³. A velocidade final é de cerca de 40km/h. As rodas são de liga leve e os freios a disco. A recarga das baterias de íon lítio também é rápida e pode ser feita em qualquer tomada. Extremamente fáceis de pilotar, silenciosos e obedientes, as opções de veículos elétricos vêem tendo cada vez mais opções e os preços têm caído.