A japonesa Yamaha, um dos grandes fabricantes mundiais de motocicletas, presente também no Brasil, apresentou durante o 41º Salão de Tóquio, realizado no fim de 2009, alguns veículos para facilitar a mobilidade urbana, especialmente nos saturados grandes centros, contribuindo para a melhoria das condições do meio ambiente. A filosofia dos projetos é a de combinar modelos com estrutura simples com formas alternativas de motorizações e energias. Alguns veículos são híbridos, combinando a força humana, por meio do pedal, com motores elétricos de última geração. Menores, mais leves e mais potentes.
Um dos mais criativos veículos é a PAS-er - foto acima. Aparentemente uma bicicleta com desenho futurista, mas que também esconde muita tecnologia e um curioso sistema de propulsão. São dois motores elétricos, sendo um instalado na dianteira, dentro do cubo de roda, com potência de 100 watts, e outro na parte central inferior da bicicleta, com 150 watts e transmissão por dentro da balança. Não existe a corrente como nas bicicletas convencionais, mas os pedais estão lá. Uma central eletrônica faz a distribuição da força dos motores automaticamente entre as duas rodas e ainda recupera a energia nas descidas e recarrega as baterias.
Pedalada
As baterias são de íon lítio, mais leves e duráveis. Os motores não substituem os pedais, mas ajudam no processo de pedalada, especialmente nas subidas. Nesta situação, os pedais ficam mais leves, atuando em conjunto com a força humana, economizando no feijão. Para mostrar tudo isso, um painel digital no guidão informa a autonomia, velocidade e até o número de calorias queimadas no trajeto. A bicicleta também conta com regulagem de altura de banco, entre 820mm e 1.000mm, rodas com aros de 20 polegadas, farol e farolete.
A cereja do bolo são os freios a disco ventilados nas duas rodas. As baterias da PAS-er podem ser recarregadas em cerca de quatro horas. Já o EC-f é um veículo que parece ter saído das histórias em quadrinhos ou mangás japoneses - foto abaixo. De desenho futurista, é inteiramente elétrico, com dois motores, um em cada roda, e cores fortes. A semelhança entre a dianteira e a traseira acaba confundindo o observador, que não sabe se o veículo está indo ou vindo. Para completar, os pneus são do tipo balão, com aptidão para terrenos mais irregulares.
Elétrico
As suspensões são do tipo mono, tanto na roda dianteira quanto na traseira, com balança monobraço. O farol, embutido na coluna dianteira, tem lâmpadas do tipo LED. Já a lanterna traseira fica na extremidade do banco. Os motores também são regenerativos, repondo energia nas descidas e desacelerações, aumentando a autonomia das baterias. A Yamaha também mostrou o irmão EC-fs, com características mais esportivas. Mais dentro da realidade, mostrou também o EC-03. Este veículo totalmente elétrico é a última geração do EC-02, que já é comercializado no Japão com bastante sucesso.
O EC-02 ajudou a popularizar o transporte urbano nos grandes centros japoneses e em deslocamentos mais curtos. Já o EC-03, seu sucessor, promete um desempenho semelhante ao de uma motocicleta convencional, equipada com motor de 50cm³. A velocidade final é de cerca de 40km/h. As rodas são de liga leve e os freios a disco. A recarga das baterias de íon lítio também é rápida e pode ser feita em qualquer tomada. Extremamente fáceis de pilotar, silenciosos e obedientes, as opções de veículos elétricos vêem tendo cada vez mais opções e os preços têm caído.