A linha Bandit da japonesa Suzuki é comercializada no Brasil, com os modelos 650 e 1250, nas versões N (Naked), e S (Sport), equipada com semicarenagem. A versão 2010 da irmã maior, 1.250, apresentada em 12 de setembro, durante a tradicional prova de Bol d?Or, na França, traz a novidade do modelo F, com carenagem integral, fechando as opções disponíveis. A pelada (N), semipelada (S) e agora a vestida, com o novo modelo F. Uma motocicleta com o mesmo conjunto mecânico das irmãs, mas carenagem integral, com frente e conjunto farol semelhantes da linha esportiva GSX-R da marca, para conferir mais agressividade.
Aliás, a história da linha das GSX está vinculada à das superesportivas GSX-R. É que os modelos herdaram os robustos motores de quatro cilindros em linha, refrigerados a ar e óleo, quando estes foram modernizados, passando a contar com refrigeração líquida. A situação perdurou até 2006, quando as Bandit GSX também evoluíram para refrigeração líquida e injeção eletrônica, para atender as normas ambientais de emissões. Na mudança, o quadro, o visual e o câmbio, que mudou para seis marchas, também foram aperfeiçoados.
Candidata
A marca japonesa Suzuki vai completar 100 anos em outubro. O negócio começou no ramo de teares com Michio Suzuki e só em 1955 surgiu a primeira moto 100% Suzuki, iniciando uma história de sucesso mundial. No Brasil, a marca é representada pela J.Toledo, que comercializa 26 diferentes modelos, a partir de sua linha de montagem, em Manaus, das motos importadas em regime CKD e montadas com componentes nacionais. Ainda não existe uma definição da comercialização no Brasil do novo modelo GSX 1250F, embora, seja candidato a completar as opções.
O motor é um clássico quatro cilindros em linha, que foi aumentado de 1.157cm³ para 1.254,8cm³ na reforma de 2006 e está equipado com 16 válvulas, refrigeração líquida e injeção eletrônica. Com a carenagem e ares mais esportivos, a nova GSX 1200F também ganhou uma nova central eletrônica, programada para oferecer um mapeamento do motor mais compatível. Os cilindros são em alumínio, com tratamento térmico e de componentes metálicos, como o níquel, por exemplo, para reduzir os atritos internos e fornecem 100cv a 7.500 rpm e torque de 10,9kgfm .
Freios ABS
Por outro lado, para aumentar o conforto dinâmico, reduzindo as vibrações, os eixos contrarrotantes foram revistos e aperfeiçoados. Com a nova carenagem, a vocação touring, para viagens mais longas, está presente. Para tanto, a marca também comercializa uma série de equipamentos opcionais, como bolsas de viagens impermeáveis e com chaves, por exemplo. Outro item importante, no quesito segurança, foi a adoção do sistema de freios ABS de série. Na dianteira, os freios contam com dois discos de 310mm de diâmetro e quatro pistãos. Na traseira, um disco simples, com 240 mm de diâmetro.
Outro item de série foi agregado ao modelo: o cavalete central para facilitar o estacionamento e a manutenção. O banco pode ser regulado na altura, entre 790mm e 810mm de distância até o chão. A suspensão dianteira, é do tipo telescópica, com tubos de 43mm de diâmetro e 130mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, regulável, com 136mm de curso. O tanque de combustível comporta 19 litros e o quadro é em tubos de aço, com rigidez aumentada em 10%. As rodas são em liga leve, pintadas de preto, com aros de 17 polegadas, conferindo mais agilidade. O motor, assim como o quadro, também é pintado em preto.