Apresentada na Europa, a nova Yamaha MT-07 Tracer também vai desembarcar no Brasil. O modelo, com o mesmo conjunto mecânico da MT-07, já comercializada aqui, ganhou novo bloco de iluminação dianteiro, com duplo farol e luz de posição com LEDs, para-brisa regulável manualmente, guidão com protetores de mão e piscas integrados, novo tanque de combustível com capacidade para 17 litros (três a mais que a MT-07), novo banco inteiriço em dois níveis, com altura de 845mm, e suspensões recalibradas, com nova balança na traseira.
A metamorfose foi para transformar o modelo de naked MT-07 para uma sport touring aventureira, batizada de MT-07 Tracer, pronta para encarar estradas com maior intimidade, podendo inclusive acoplar malas laterais como acessórios. Para tanto, o para-brisa e o tanque maior proporcionam mais conforto e autonomia. Outra providência nesse sentido foi aumentar a distância entre-eixos para 1.450mm, alongando a balança da suspensão traseira em 50mm, para ganhar mais estabilidade nas retas e também maior comodidade para o passageiro.
MOTOR O coração não foi alterado. Com dois cilindros paralelos e 689cm³, fornece 74,8cv a 9.000rpm e torque de 6,9kgfm a 6.500rpm, com a tecnologia crossplane, que é um arranjo mais ousado na movimentação dos pistãos, também usado em competições, deixando o som do escape mais rouco, além de disponibilizar força o tempo todo. Entretanto, ficou devendo a opção do simples ajuste na velocidade da aceleração, presente na irmã maior MT-09 Tracer, igualmente derivada da naked MT-09, com motor de três cilindros, já presente em nosso mercado.
O painel também não mudou. Dentro da nova carenagem e inteiramente digital, conta com relógio, indicadores do nível do tanque e de marchas engatadas (câmbio de seis velocidades), além de conta-giros do tipo barra. O quadro, em tubos de aço com arquitetura tipo diamante, também é comum, com exceção da balança traseira, mais extensa. Porém, as suspensões foram ajustadas para atender à nova finalidade. Na dianteira, um garfo telescópico não invertido com 130mm de curso. Na traseira, sistema mono, com 142mm de curso.
ESTRADA A maior aptidão para encarar estradas não exclui a nova MT-07 Tracer das ruas, embora seja ligeiramente menos arisca em função do maior comprimento entre-eixos. Para tanto, conta com a eficiência dos freios com sistema ABS de série. Na dianteira, dois discos estilo margarida, com 282mm de diâmetro. Na traseira, disco simples, com 245mm. Por outro lado, a incorporação da nova carenagem, do para-brisa, dos faróis, novas laterais e tanque maior, não sacrificou tanto o ponteiro na hora de subir na balança. A Tracer 07 pesa 196kg abastecida.
Outro cacoete mais esportivo está nas rodas de liga leve, com 10 raios e 17 polegadas de diâmetro, que permitem mudanças mais rápidas de direção, calçadas com pneus de alta performance. A linha MT (Master of torque, ou Senhor da força), lançada em 2013, segue diversificando o mix da linha, que já conta com os modelos MT-03, MT-07 e Tracer, MT-09 e Tracer e MT-10. Entretanto, a nova integrante da família, a MT-07 Tracer, põe um pé no mesmo segmento da Ténéré 660, que, porém, está equipada com motor de apenas um cilindro.