Fatos e curiosidades do mundo ligado nas duas rodas: eis uma resenha que vai das competições aos encontros, passando por produtos e comportamento. É um panorama com foco em motos, marcas e no entorno do tema, daqui e de acolá.
1- Velocifero bate recorde de velocidade
A marca italiana Velocifero produz pequenos scooters elétricos futuristas para mobilidade urbana. Em 1790 foi inventado na França o Celerífero, estrutura de madeira com duas rodas sem motor e freio, considerado um protótipo da bicicleta. O Velocifero (quase sinônimo) tem motor, freio e velocidade.
O fundador da marca, Alessandro Tartarini, de 54 anos, conquistou o World Record Challenge of Speed (recorde de velocidade) no autódromo de Monza, Itália. O motor elétrico corresponde a 200cv, e a velocidade alcançada foi de 198km/h. O detalhe é que o piloto não vai sentado, mas agachado.
2- Marca Triumph comemora 50 mil motos produzidas no Brasil
A Triumph, mais famosa das marcas inglesas, estabelecida no Brasil desde 2012, com fábrica em Manaus (AM), comemorou em setembro, o total de 50 mil motos produzidas. A família Tiger é responsável por 40% da produção.
O modelo escolhido foi a Tiger 900 Aragon Edition, com as versões Tiger 900 Rally Aragon e Tiger 900 GT Aragon. As motos com pintura e decoração especiais são inspiradas na vitória do piloto Ivan Cervantes na prova Baja Aragon.
3- BMW entra para o grupo de marcas centenárias de motos
O lançamento da primeira motocicleta BMW, o modelo R 32, foi em 28 de setembro no Salão do Automóvel de Berlim de 1903. Assim, acaba de entrar para o grupo de marcas com 100 anos de idade e, para comemorar, entre outras atividades, que incluem o lançamento de edições especiais, inaugurou o BMW Motorrad Welt, mundo das motos BMW.
Em uma área de mil metros quadrados, ao lado da histórica fábrica de Berlim-Spandau, o BMW Motorrad Welt tem na programação visitas guiadas à linha de produção, exposições de arte, exposições especiais e customizações, exposições ligadas ao motociclismo, gastronomia e concertos.
4- Track day Suzuki
Para comemorar os 30 anos da primeira vitória do piloto brasileiro Alexandre Barros no Mundial de Motovelocidade, categoria 500 cm3 (a principal da época) a Suzuki promoveu um track day especial no autódromo Capuava, no interior de São Paulo.
O Repsol Experience também contou com palestras sobre lubrificantes, sorteio de brindes, cursos de pilotagem e exibição do piloto na pista. Alex Barros venceu sua primeira prova no circuito de Jarama na Espanha, em 1983 a bordo do míssil Suzuki RGV 500 ainda com motor do tipo dois tempos.
5- Brasileiro no Mundial de Enduro
O piloto brasileiro Bruno Crivilin encerrou o Mundial de Enduro na sétima colocação, na categoria E1, depois da última etapa disputada em Santiago do Cacén em Portugal, nos dias sete e oito de outubro.
Crivilin, de 26 anos, foi o melhor brasileiro de todos os tempos em 2022 ao alcançar o sexto lugar no mundial. O piloto compete com uma Honda CRF 250RX na equipe Honda Racing RedMoto.
6- Time brasileiro no BMW International GS Trophy
Depois de três classificatórias em Brasília (DF), Elias Fausto (SP) e Carandaí (MG) e a final realizada em Bragança Paulista (SP), o time brasileiro que vai representar o Brasil no BMW International GS Trophy 2024, está formado, após 60 pilotos disputarem a última prova brasileira, debaixo de chuva, para encarar a competição por equipes na Namíbia, na África, junto com as delegações de outros países.
Os classificados foram: Igor Rezende, Thomas André dos Santos e Fernando Dias. As pilotos Eduarda Mikulski e Simone Barion vão para a Espanha, disputar a pré-qualificatória feminina.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!