UAI

Motos e marcas: confira 6 fatos e curiosidades recentes

Resenha vai das competições aos encontros, passando por produtos e comportamento

Publicidade
Fundador da marca Velocifero atingiu 198km/h
Fundador da marca Velocifero atingiu 198km/h Foto: Fundador da marca Velocifero atingiu 198km/h

Fatos e curiosidades do mundo ligado nas duas rodas: eis uma resenha que vai das competições aos encontros, passando por produtos e comportamento. É um panorama com foco em motos, marcas e no entorno do tema, daqui e de acolá.

1- Velocifero bate recorde de velocidade

A marca italiana Velocifero produz pequenos scooters elétricos futuristas para mobilidade urbana. Em 1790 foi inventado na França o Celerífero, estrutura de madeira com duas rodas sem motor e freio, considerado um protótipo da bicicleta. O Velocifero (quase sinônimo) tem motor, freio e velocidade.

O fundador da marca, Alessandro Tartarini, de 54 anos, conquistou o World Record Challenge of Speed (recorde de velocidade) no autódromo de Monza, Itália. O motor elétrico corresponde a 200cv, e a velocidade alcançada foi de 198km/h. O detalhe é que o piloto não vai sentado, mas agachado.

2- Marca Triumph comemora 50 mil motos produzidas no Brasil

Triumph Tiger 900 Rally Aragon
Família Tiger é responsável por 40% da produção da Triumph no Brasil

A Triumph, mais famosa das marcas inglesas, estabelecida no Brasil desde 2012, com fábrica em Manaus (AM), comemorou em setembro, o total de 50 mil motos produzidas. A família Tiger é responsável por 40% da produção.

O modelo escolhido foi a Tiger 900 Aragon Edition, com as versões Tiger 900 Rally Aragon e Tiger 900 GT Aragon. As motos com pintura e decoração especiais são inspiradas na vitória do piloto Ivan Cervantes na prova Baja Aragon.

3- BMW entra para o grupo de marcas centenárias de motos

Casa do mundo BMW, na Alemanha
BMW Motorrad Welt ocupa área de mil metros quadrados na Alemanha

O lançamento da primeira motocicleta BMW, o modelo R 32, foi em 28 de setembro no Salão do Automóvel de Berlim de 1903. Assim, acaba de entrar para o grupo de marcas com 100 anos de idade e, para comemorar, entre outras atividades, que incluem o lançamento de edições especiais, inaugurou o BMW Motorrad Welt, mundo das motos BMW.

Em uma área de mil metros quadrados, ao lado da histórica fábrica de Berlim-Spandau, o BMW Motorrad Welt tem na programação visitas guiadas à linha de produção, exposições de arte, exposições especiais e customizações, exposições ligadas ao motociclismo, gastronomia e concertos.

4- Track day Suzuki

Piloto Alexandre Barros, que, há 20 anos, conquistava a primeira vitória no Mundial de Motovelocidade
Há 30 anos, o piloto brasileiro Alexandre Barros vencia pela primeira vez no Mundial de Motovelocidade

Para comemorar os 30 anos da primeira vitória do piloto brasileiro Alexandre Barros no Mundial de Motovelocidade, categoria 500 cm3 (a principal da época) a Suzuki promoveu um track day especial no autódromo Capuava, no interior de São Paulo.

O Repsol Experience também contou com palestras sobre lubrificantes, sorteio de brindes, cursos de pilotagem e exibição do piloto na pista. Alex Barros venceu sua primeira prova no circuito de Jarama na Espanha, em 1983 a bordo do míssil Suzuki RGV 500 ainda com motor do tipo dois tempos.

5- Brasileiro no Mundial de Enduro

Bruno Crivilin, sétimo colocado no Mundial de Enduro
Piloto brasileiro Bruno Crivilin encerrou o Mundial de Enduro na sétima colocação, na categoria E1

O piloto brasileiro Bruno Crivilin encerrou o Mundial de Enduro na sétima colocação, na categoria E1, depois da última etapa disputada em Santiago do Cacén em Portugal, nos dias sete e oito de outubro.

Crivilin, de 26 anos, foi o melhor brasileiro de todos os tempos em 2022 ao alcançar o sexto lugar no mundial. O piloto compete com uma Honda CRF 250RX na equipe Honda Racing RedMoto.

6- Time brasileiro no BMW International GS Trophy

Time brasileiro classificado para o BMW International GS Trophy 2024, na Namíbia, na África
Time brasileiro foi formado após disputa de final emocionante

Depois de três classificatórias em Brasília (DF), Elias Fausto (SP) e Carandaí (MG) e a final realizada em Bragança Paulista (SP), o time brasileiro que vai representar o Brasil no BMW International GS Trophy 2024, está formado, após 60 pilotos disputarem a última prova brasileira, debaixo de chuva, para encarar a competição por equipes na Namíbia, na África, junto com as delegações de outros países.

Os classificados foram: Igor Rezende, Thomas André dos Santos e Fernando Dias. As pilotos Eduarda Mikulski e Simone Barion vão para a Espanha, disputar a pré-qualificatória feminina.