UAI

Linha BMW 2017 lançada na Europa adianta novidades para o Brasil

BMW apresenta a nova linha R 2017, com mudanças técnicas e visuais, além da NineT Scrambler e do modelo de entrada F 700 GS. E alguns deles virão para o Brasil

Publicidade
Linha BMW 2017 lançada na Europa adianta novidades para o Brasil
Linha BMW 2017 lançada na Europa adianta novidades para o Brasil Foto: Linha BMW 2017 lançada na Europa adianta novidades para o Brasil

A nova R 1200 GS Triple Black tem pintura preta e detalhes de acabamento

A BMW completou um século em 7 de março deste ano. O início foi fabricando componentes de aviões, mas teve que se reinventar com o fim da Primeira Guerra Mundial. Assim, passou a produzir motos em 1922, conservando o símbolo, que lembra uma hélice estilizada, em homenagem às suas origens. Como o tempo não para, já está lançando sua linha 2017, que chega ao mercado europeu em agosto, incluindo alguns modelos que também vão desembarcar no Brasil, com alterações técnicas e estéticas.

A linha R, que inclui a clássica big trail R 1200 GS, equipada com motores de dois cilindros do tipo boxer (contrapostos), com 1.200cm³ de cilindrada, espécie de marca registrada da montadora, passou por mudanças para se adequar aos mais rígidos controles ambientais impostos pela norma Euro 4. Dessa forma, toda a linha passa a contar com o motor equipado com o sistema de refrigeração a ar e água, novo escape com catalisador mais eficiente, novo sistema de amortecimento de vibrações dos dois cilindros, novos rolamentos, eixos e seletor de transmissão, além de visual renovado.

LINHA Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, carros-chefe da família R, também ganharam painel com desenho renovado, dotado de luz de diagnóstico On Board Diagnostics (OBD), que informa alterações. As mudanças também foram aplicadas no modelo versão especial R 1200 GS Triple Black, com pintura negra, bancos com costuras e símbolo GS. Já os modelos R 1200 R, R 1200 RS e R 1200 RT ganharam a opção de freio ABS Pro, que permite frenagens em curvas sem alargar a trajetória, monitorados por luz no painel, conforme a intensidade da frenagem.

Esses últimos modelos, porém, ainda não estão confirmados para o Brasil, embora já tenham frequentado nossas ruas e estradas em outras ocasiões. Quem está confirmado, com lançamento mundial em 18 de setembro, é o modelo NineT Scrambler. Uma variação do modelo NineT, já comercializado aqui. Este badalado modelo meio vintage, à moda antiga, conta com saída de escape alta com ponteira dupla. Porém, é uma exceção aos novos motores boxer. Conserva o anterior com 1170cm³ de cilindrada, refrigerado a ar e óleo, com 110cv a 7.750rpm e torque de 11.8kgfm a 6.000rpm.

NineT Scrambler tem escape alto de dupla ponteira

SUBSTITUIÇÃO Outro modelo que vai desembarcar no Brasil é a F 700 GS, em substituição à G 650 GS, primeiro modelo da marca produzido fora da Alemanha, montado em Manaus, equipada com motor de um cilindro. A G 650 GS sai de cena também em função das normas ambientais. Entretanto, a nova F 700 GS, que chega no último trimestre, tem uma curiosa particularidade que desafia a lógica. Tem o mesmo motor da F 800 GS, que também vai chegar com mais eletrônica e novo escape, equipada com dois cilindros em linha e 798cm³ de cilindrada.

A F 700 GS substitui a G 650 GS e tem rodas de liga leve

Para ser o modelo de entrada, em substituição à G 650 GS, a potência do motor foi reduzida eletronicamente de 85cv para 75cv, contra os 48cv da G 650 GS. Além disso, as rodas são de liga leve, com aro dianteiro menor, de 19 polegadas de diâmetro. O freio dianteiro tem dois discos e o câmbio seis marchas, em vez de cinco como na substituída. Para baratear ainda mais o modelo, a eletrônica, com o controle de tração e mapas de motor, foi eliminada. A expectativa com a adaptação é que o preço da nova F 700 GS fique cerca de 20% menor do que o da irmã F 800 GS.