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Husqvarna chega oficialmente ao Brasil

Marca controlada pela BMW desembarca no país, com rede própria e linha que vai incluir modelos para o fora de estrada e asfalto, importados ou montados em Manaus

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A Strada 650 é derivada do conceito Moab 650, que foi inspirado na cross H 400



A marca sueca Husqvarna, especializada em modelos do tipo fora de estrada, já flertou com o Brasil em outras ocasiões, mas o namoro nunca foi firme. Inicialmente, com a falecida Agrale, produzida em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e que fez sucesso nas trilhas de Minas Gerais e no restante do país. Nova tentativa foi realizada posteriormente, mas o grupo que a representava foi desativado. Entretanto, a BMW, sua controladora, vai descontar o atraso e promover o casamento, desembarcando oficialmente no Brasil a partir de janeiro. Inicialmente, serão dois modelos enduro: a TE 310, que será importada, e a TE 477, também chamada de TE 511 nos mercados europeus, montada em Manaus, Amazonas.

A rede de concessionárias será independente e, além do showroom, vai contar com oficina, peças e loja de acessórios e equipamentos. Em 2013, com o casamento consolidado, outros modelos serão acrescentados à linha, como a Nuda 900 e sua versão Nuda 900 R, além da Strada 650. O modelo Nuda 900, uma espécie de mistura entre supermotard e naked, é fruto da sinergia gerada entre a engenharia da Husqvarna e a da BMW. O motor é um dois cilindros paralelos, derivado da F 800R, que também é comercializada no Brasil, mas aumentado para 898cm³. O quadro é em treliça e o desenho tem os traços da escola italiana, onde fica o centro de estilo da marca, próximo a Milão.

PIMENTA

O modelo Nuda 900R recebe componentes mais sofisticados, para incrementar a performance. Os freios dianteiros com disco de 320mm de diâmetro têm pinças radiais Brembo. O freio traseiro tem discos de 265mm de diâmetro. A Nuda R também usa peças em fibra de carbono, que reduz o peso para 174kg a seco. Outro modelo que está nos planos futuros é a Strada 650 e sua versão Terra 650. Esse modelo é derivado do conceito Moab 650, inspirado da motocicleta de cross H 400 dos anos 1960 e 1970, usada pelo astro mundial do cinema Steve McQueen em cenas de ação, sem dublês. Moab é uma referência à região desértica com o mesmo nome, no estado de Utah, região central dos Estados Unidos. A Strada, de uso misto, cidade e campo, é equipada com o mesmo motor de um cilindro da “nossa” BMW G 650 GS.

O modelo Nuda 900 tem motor anabolizado de dois cilindros da F 8900R



Entretanto, a Strada 650 ganhou mais 10cv, passando para 58cv, com ajustes no motor, acompanhado de adequações também nas suspensões e freios. Apesar de compartilharem a mesma base mecânica, poderão tecnicamente conviver disputando nichos de mercado distintos. Esses modelos representam a nova orientação mercadológica de diversificação da linha, também rumo ao asfalto. A Husqvarna, que nasceu na Suécia em 1867, produzindo armas, utensílios de cozinha e de costura, fabricou sua primeira moto em 1903, quase junto com sua invenção. Voltada para o fora de estrada, também competiu com sucesso no motocross e enduro. Em 1986 virou italiana, comprada pela Cagiva, e, em 2009, foi encampada pela alemã BMW.

A TE 477 será montada no Brasil, ganhando o status de nacional



DESENVOLVIMENTO A BMW conservou a estrutura italiana, sediada em Varese, Norte do país, mas tratou de integrar os esforços de desenvolvimento com intercâmbio permanente de engenheiros e projetistas. O modelo TE 310 tem motor do tipo quatro tempos, com 302,4cm³, um cilindro, refrigeração líquida e injeção eletrônica, com válvulas em titânio. A potência é superior a 36cv a 8.920rpm. O tanque comporta 8,5 litros e o banco fica a 950mm do chão. A suspensão dianteira é invertida, Kayaba, com tubos de 48mm de diâmetro e 300mm de curso. A suspensão traseira é mono, Kayaba, com 296mm de curso. Ambas são reguláveis. O preço, ainda provisório, é de R$ 34.900.

O modelo TE 477, ou 511 para os mercados europeus, tem motor do tipo quatro tempos de um cilindro, equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica. A partida, assim como no modelo TE 310, é elétrica. O câmbio tem seis marchas, como na TE 310, e o tanque 8,5 litros de capacidade. A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 48mm de diâmetro e 295mm de curso. A suspensão traseira é Kayaba, com 296mm de curso. O peso a seco é de 113kg. A potência não é revelada, mas fica próxima aos 50cv. Montada em Manaus, em regime CKD, a TE 477 pode se beneficiar dos incentivos fiscais. Com isso, o preço estimado, ainda não oficial, é de R$ 28.900. Informações: Euroville, (31) 3304-4140.

O modelo fora de estrada TE 310 será importado, via Manaus