De Tuiuti (SP)*
A inédita capacidade do motor de 190cm³ não foi por acaso. O novo modelo XRE 190, que chega ao mercado com preço sugerido de R$ 13.300, desembarca para se encaixar entre a Bros 160 e a XRE 300. O estilo, entretanto, segue as linhas da XRE 300. Uma trail urbana, com suspensões de maior curso, falso para-lama superior bicudo, guidão mais largo e alto, escape de saída alta, banco inteiriço, embora, com ressalto entre o piloto e passageiro, e roda dianteira um pouco maior, com aro de 19 polegadas de diâmetro.
Tudo isso para enfrentar o verdadeiro rali diário de nossas ruas e estradas, além de poder encarar uma estrada de terra de leve, sem abusos, já que conta com pneus de uso misto, em uma proporção mais puxada para asfalto. Outra característica inédita da nova XRE 190 são os freios. Na roda dianteira, onde fica o freio mais exigido e importante, um disco de 240mm de diâmetro, equipado com sistema ABS, para aumentar a segurança. Na traseira, um disco de 220mm sem o sistema ABS, compondo uma solução intermediária.
ANDANDO O estilo aventureiro garante porte mais avantajado. As abas laterais ao tanque contribuem para aumentar o volume e são integradas ao bloco de iluminação dianteiro. O banco é cômodo e encaixa bem, mas o formato em dois níveis dificulta a movimentação do corpo exigida na terra, ressaltando sua vocação urbana. Porém, a pilotagem é intuitiva e extremamente fácil, ajudada por uma posição mais ereta e confortável, típica dos modelos de características fora de estrada. Além disso, o guidão tem bom ângulo de esterçamento, facilitando as manobras em baixa velocidade.
O motor de um cilindro refrigerado a ar, com 184,4cm³, é flex e fornece 16,3cv a 8.500rpm e torque de 1,65kgfm a 6.000rpm com gasolina e 16,4cv e torque de 1,66kgfm com etanol, nas mesmas rotações. O motor não faz milagre, mas o bom torque permite retomadas eficientes e o câmbio de cinco marchas possibilita uma tocada com poucas trocas. Na hora de brecar, o ABS na dianteira faz a diferença, mesmo com a frente afundando mais, em função do maior curso da suspensão dianteira, com sistema convencional e 160mm de curso.
RODAS O freio dianteiro com ABS funcionou bem, inclusive longe de seu hábitat, na terra. Mas o traseiro, sem o sistema, trava quando exigido. A suspensão traseira é do tipo mono, com 150mm de curso, formando um bom conjunto. Outra novidade da XRE 190 é a pintura das rodas de aço em cromo fumê. Uma bela e feliz combinação, que não altera o desempenho, mas confere um ar de sofisticação. Na parte traseira, uma garupeira já preparada para receber o bauleto para transporte de volumes, além de alças laterais em náilon para apoio do passageiro.
O painel da nova XRE 190 é inteiramente digital e também traz novidades. Além do conta-giros em barra, velocímetro, marcador de nível do combustível do tanque de 13,5 litros (com tampa esportiva) e relógio, tem indicador de consumo imediato e médio, permitindo controlar a autonomia. Porém, ficou devendo o indicador de marcha engatada e lampejador de farol nos comandos. O quadro é em tubos de aço com sistema de berço semiduplo, que não castiga a balança. O peso a seco é de 127kg e, compondo as novas tendências de estilo, a ponteira do escape tem formato trapezoidal.
(*) Viajou a convite da Honda