Os puristas possivelmente não vão gostar, mas a Harley-Davidson só vai fabricar motos elétricas nas próximas décadas. E quem revelou essa informação foi ninguém menos que o CEO da empresa, Jochen Zeitz: de acordo com ele, a transição para produtos eletrificados "precisa acontecer".
Zeitz fez as referidas afirmações em uma entrevista para o site Dezeen. Os planos de produzir unicamente motos elétricas vieram à tona justamente no ano em que a Harley-Davidson está comemorando 120 anos de existência. Durante esse período, a fabricante ficou famosa pelos motores a combustão com dois cilindros em V.
O CEO, aliás, fez menção ao passado da fabricante ao revelar os planos para o futuro, dizendo que ao longo de mais de um século, "a companhia sempre evoluiu sem nunca parar". Ele afirmou ainda que esse próximo passo, de certo modo, remete à história da empresa:
Os fundadores (da marca) tentaram criar algo único, e que é justamente isso que deve ser feito, novamente, agora."
Jochen Zeitz, CEO da Harley-Davidson
A boa notícia para os consumidores mais tradicionalistas é que a transição total da Harley-Davidson para as motos elétricas não ocorrerá a curto-prazo. O executivo não estipulou um prazo para a eletrificação da gama: disse apenas que isso acontecerá nas próximas décadas. Assim, a fabricante deverá continuar oferecendo modelos a combustão pelo menos até 2040.
De qualquer modo, o executivo afirmou, por fim, que a Harley-Davidson já está tentando atrair novos perfis de clientes. Embora não tenha dado mais detalhes, a fidelização de públicos distintos parece ter tudo a ver com a venda de motos elétricas. Afinal, os atuais proprietários de veículos da marca não parecem ter muito interesse nesses modelos.
Harley-Davidson já produz motos elétricas
Vale destacar que a produção de motos elétricas não é exatamente uma novidade para a Harley-Davidson. Afinal, desde 2018, a marca produz a LiveWire, que tem propulsão totalmente "verde". Esse modelo já está à venda em outros países, inclusive nos Estados Unidos, mas ainda não chegou ao Brasil.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre a história da Harley-Davidson:
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!