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Harley-Davidson Heritage Custom 1600 - Só aqui

Nova moto da marca é modelo softail, comercializado com exclusividade no Brasil. E está equipada com a nova geração de motor e câmbio de seis velocidades

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Foto:

Heritage Custom tem aros de 16 polegadas e banco do tipo dois andares

A americana Harley-Davidson, às vésperas de completar 105 anos, tem um pé no Brasil. Nada menos que 13 modelos são "produzidos", em Manaus, em linha de montagem (operada pela empresa Bramont), e outros sete são importados, totalizando 20 diferentes motos no mercado nacional. A "fábrica", instalada no Pólo Industrial de Manaus (PIM), é a única Harley-Davidson fora dos Estados Unidos, em todo o mundo, embora tenha uma particularidade: somente monta a motocicleta, que já vem pronta, desmontada dentro de uma caixa, mas ganha status de modelo nacional, para efeitos fiscais, e preço competitivo, livre dos pesados impostos. Diferentemente do sistema CKD, em que o veículo chega totalmente desmontado, em Manaus a moto vem parcialmente desmontada.

Outro detalhe inédito da Harley-Davidson no Brasil é a presença do modelo softail Heritage Custom, produzido única e exclusivamente para o Brasil. A moto foi lançada em 2005 e descontinuada (maneira mais elegante de dizer que subiu no telhado), em 2006, para ser relançada com exclusividade no Brasil em 2008.

Única
O motivo da exclusividade é o mercado. Em outras partes do mundo, o modelo não teve bom desempenho comercial, ao contrário do Brasil, em que foi bem-aceito. Assim, a Harley-Davidson produz a Heritage Custom só para o país. Entretanto, a tarefa não é tão complicada, já que a irmã Heritage Classic, na qual é baseada, continua em linha. O modelo Custom é mais simples que a Classic, sem alguns equipamentos de série, também com preço mais competitivo.


Em relação ao modelo softail Heritage Classic, a Custom é comercializada sem os faróis auxiliares, sem pára-brisa, sem encosto no banco traseiro para a garupa (chamado de Sissi Bar), sem as bolsas laterais em couro, com pintura e decoração standard, cor do motor mais escura, enquanto o acabamento do motor da Classic é prata. O guidão é mais baixo e largo, estilo modelo Fat Boy. O motor, câmbio e os outros itens mecânicos são comuns aos dois modelos.

Motor
O curioso é que todos os equipamentos originais ‘depenados’ podem ser adquiridos na própria Harley-Davidson e instalados, se o dono quiser. O motor é o tradicional dois cilindros em V, inclinados a 45 graus, com refrigeração a ar e injeção eletrônica, mas vitaminado de 1.450 cm³ para 1.584 cm³ (arredondado para 1600 cm³), batizado de 96B, ou 96 polegadas cúbicas balanceado. Os contrapesos internos do motor reduzem substancialmente as vibrações.

O câmbio, batizado de Cruise Drive, de última geração, é de seis marchas, em vez das tradicionais cinco velocidades, e engrenagens que reduzem os ruídos. Com o motor mais forte, com 17% a mais de torque, o câmbio pode adotar relações mais longas, reduzindo em cerca de 11% as rotações, proporcionando mais velocidade e economia. As rodas são raiadas com aros de 16 polegadas. Os freios são a disco simples nas duas rodas com 292 mm de diâmetro. A Heritage Custom custa R$ 42,9 mil. Informações. (31) 3275-2711.