A tradicional marca americana Harley-Davidson apresentou a linha 2008, que inclui a modernização de vários modelos e o lançamento de três motos inéditas. As novidades são as Softail FXCW Rocker, FXCWC Rocker C e a Dyna FXDF Fat Bob. Além disso, a tradicional Harley-Davidson chutou o balde e aderiu de vez aos avanços tecnológicos, equipando sua linha de motos touring, com acelerador eletrônico, que dispensa os cabos, substituídos por sensores.
Na hora de parar, mais eletrônica embarcada, já que as motos da linha touring estão equipadas com freios do tipo ABS (antitravamento), da badalada marca italiana Brembo, de série nos modelos Ultra Classice Rod King Classic e opcional nos demais.O tanque de combustível também tem mais capacidade, passando de 18,9 litrospara22,7litros, conferindo maior autonomia, já que o hábitat das motocicletas touring são as estradas. Para tanto, estão equipadas com controle automático de velocidade.
Comemoração
O câmbio tem seis marchas e transmissão por correia. O motor de dois cilindros em V, inclinados em 45 graus, Twin Cam 96B, de1.584cm³, injeção eletrônica e refrigeração a ar, tem 17% a mais de torque. As motos da linha VRSC, as V-Rod, com motor de dois cilindros em V inclinados em 60 graus e refrigerado a água, desenvolvido em cooperação com a alemã Porsche, tiveram cilindrada aumentada de1.130cm³para1.250cm³, coma potência saltando para 125cv a 8.250rpm, além de nova embreagem antitravamento.
A Harley-Davidson vai completar 105 anos, em 2008, mas antecipando o aniversário lançou também a série limitada, batizadade105º Anniversary, com pintura em duas cores exclusivas, grafismo alusivo e placa comemorativa em 14 diferentes modelos. Na linha de motos especiais, do tipo tunadas de fábrica, intitulada CVO, foi preparado novo e musculoso motor Twin Cam110, de1.810cm³.
Inéditas
A nova moto Softail Rocker é do tipo longa e baixa, com o garfo da suspensã o dianteira (Showa com tubos de 49mm) bastante inclinado e entre-eixos de 1.759mm. O banco só tem lugar para o piloto e o pneu traseiro é o mais largo utilizado pela marca, com 240mm.O pára-lamas traseiro é fixado na balança e a suspensão tem dois amortecedores escondidos embaixo da moto, com 86mm de curso. O painel fica sobre o tanque, as rodas são em liga leve e o motor é o Twin Cam 96 B.
Omodelo Softail Rocker Cé igual à irmã, porém, com mais cromados e estranho banco dobrável para a garupa, que parece ficar flutuando quando armado. A Dyna Fat Bob é uma streetfighter (guerreira urbana), com guidão alto e baixo, inédito farol duplo (estilo Triumph Speed Triple), e escape doisemum, batizado de Tommy Gun. A suspensão dianteira tem vigorosos tubos de 49mm de diâmetro.O pneu dianteiro tem medida de 130 mm e o traseiro, 180mm. O freio dianteiro tem malha metálica (Aeroquip) nos tubos, para aumentar a eficiência. Os modelos serão importados para o Brasil, ainda sem data e preços. Informações: (31) 3275-2711.