Em 2013, a marca americana de motocicletas Harley-Davidson completa 110 anos e, como parte das comemorações, lança série especial e limitada de modelos. A edição, batizada de 110 Anniversary, tem pintura especial, emblema, numeração e vem como linha 2013. O fabricante aproveitou também para lançar uma nova motocicleta (a FXSBSE Breakout CVO); para reestilizar o modelo Dyna Street Bob; e possibilitar a escolha de novas pinturas temáticas e brilhantes, batizadas de Hard Candy Custom. Trata-se de um pacote que não vai parar por aí. A Harley vai promover uma grande festa, que começa em junho de 2013, na cidade de Milwaukee, no estado de Wiscosin (onde a marca nasceu), sem data para acabar. Também estão previstas comemorações em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a marca tem fábrica (em Manaus) e comercializa oficialmente sua linha.
Tida quase como uma religião por seus fanáticos admiradores, a Harley-Davidson aprendeu com bastante astúcia a tirar proveito dessa fidelidade quase cega. Ela comercializa uma infindável lista de acessórios e equipamentos que a clientela consome com enorme voracidade, a ponto de quase dobrar o valor da própria moto. Além disso, a marca licencia uma inacreditável relação de quinquilharias, adornos, objetos, etc., que os consumidores levam para casa. A empresa também tem um extenso catálogo de roupas, casacos, botas, capacetes, luvas etc. Com isso, ela “cerca” o admirador de todas as formas, que anda na moto, decora a sua casa com seus produtos e ainda veste suas roupas. Para completar, lançou em 1999 a divisão Custom Vehicles Operation (CVO), que personaliza de série seus modelos, incorporando a receita que antes ia para customizadores independentes.
BREAKOUT A divisão CVO produz modelos mais sofisticados, com acabamento personalizado, motor mais potente e detalhes de acabamento exclusivos. A nova motocicleta Breakout incorpora essas características. O quadro obedece à arquitetura da família Softail. Os amortecedores traseiros ficam escondidos, posicionados horizontalmente sob o quadro, para criar a impressão das antigas “rabo duro”, que não tinham amortecedores. O motor é um Screamim Eagle 110B, com o tradicional dois cilindros em V, inclinados em 45 graus e refrigerados a ar. São 110 polegadas cúbicas, equivalentes a 1.803cm³ de cilindrada. Trata-se do maior propulsor produzido pela Harley-Davidson, com exclusividade para a linha CVO. A nova moto também chega com filtro de ar aparente, como nos modelos mais esportivos.
A nova motocicleta Breakout tem rodas em liga leve, modelo “turbine”, motor equipado com injeção eletrônica, câmbio de seis marchas “cruise drive”, com a sexta marcha mais longa, que permite velocidades mais elevadas em baixas rotações, proporcionando maior economia de combustível. A embreagem foi modernizada e os freios são a disco, com sistema ABS. O visual inclui banco mais baixo, garfo mais alongado e para-lamas bastante recortados. Para comemorar os 110 anos, a Harley-Davidson também apresentou modelos especiais de aniversário em cada família. Na linha Sportster, considerada a esportiva da marca, o escolhido foi o 1200 Custom, que ganhou pintura personalizada, com direito ao distintivo 110 Anniversary e uma produção limitada de apenas 1.500 modelos.
ANIVERSÁRIO Cada motocicleta escolhida como modelo comemorativo, já como linha 2013, recebeu um emblema confeccionado em bronze maciço e revestido em níquel, além de outros detalhes de acabamento que lembram o aniversário. Na família Dyna, o modelo FXDBC Super Glide Custom foi o eleito. O motor é o tradicional dois cilindros em V, Twin Cam 96. A moto tem sistema de freios ABS. Na família Softal, dois modelos foram customizados com o acabamento 110 Anniversary: a FLSTC Heritage Classic, equipada com bolsas laterais em couro e pneus faixa branca, com somente 1.900 unidades produzidas; e a badalada FLSTFB Fat Boy, com 1.750 unidades fabricadas.
Na família Touring, própria para longas viagens, também foram escolhidos dois modelos: a conhecida FLHR Road King (Rei da Estrada), com produção limitada a 1.750 unidades; e a FLHTK Electra Glide Ultra Limited, equipada com sistema de som, malas laterais e central e freios ABS, que terá 3.750 unidades fabricadas. A exclusiva linha CVO, além do novo modelo Breakout, também incorporou três novas motocicletas comemorativas dos 110 anos da marca: a FLTRXSE2 CVO Road Glide Custom, também equipada para grandes viagens, com produção limitada a 900 unidades; a FLHTCUSE8 CVO Ultra Classic Electra Glide, com produção prevista em 1.100 unidades; e a Road King, com motor 110B e acabamento personalizado, que terá apenas 900 unidades disponíveis.