A marca nacional de motocicletas Dafra, instalada em Manaus, Amazonas, ainda não completou dois anos, mas tem pretensões bastante ambiciosas, com meta de atingir 10% de participação no mercado interno em três anos. Em sua primeira presença no Salão das Duas Rodas, em outubro, mostrou três novos modelos para seguir na empreitada a motoneta Zig, tipo Cub, o scooter Smart 125, equipado com injeção eletrônica, e a motocicleta street Apache 150. Para tanto, firmou parcerias com o fabricante chinês Haojue e com a indiana TVS, para importação, montagem e transferência de tecnologia.
Como estratégia de diversificação, para reduzir a concentração de modelos chineses sem sair da Ásia, a Dafra celebrou um acordo com a indiana TVS, igualmente grande produtora mundial, fundada na cidade de Mumbai, em 1980, e que exporta para mais de 50 países. O modelo escolhido para ser comercializado no Brasil, a partir do início do ano que vem, ainda sem preço definido, foi a street Apache 150, equipada com carburador, para concorrer em um segmento bastante disputado, embora na Índia seja produzido o modelo Apache 160, equipado com injeção eletrônica. O modelo é montado em Manaus, com aperfeiçoamentos e peças nacionais.
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Motocicleta
A chegada da Apache 150 não descontinua o modelo Speed 150, carro chefe da marca, já que têm diferenças de acabamento e vão ocupar nichos de mercado distintos. O novo modelo tem apelo mais esportivo, com desenho tipicamente asiático, mais trabalhado, incluindo carenagem de farol, guidão e pedaleiras ajustáveis. As rodas são de liga leve, com aro de 17 polegadas na dianteira e 18 na traseira. O motor e laterais são pintados em preto, mas o tanque tem aletas laterais e a parte inferior do quadro tem uma mini-carenagem na mesma cor do resto da “lataria”. As cores disponíveis serão o amarelo, o vermelho, o grafite e o preto.
O modelo recebeu os ajustes e adaptações necessários para o mercado nacional, desenvolvidos pela Dafra em parceria com a TVS. O motor de um cilindro, refrigerado a ar e alimentado por carburador, é um robusto OHC, com 147,5cm³, que desenvolve 13,5cv a 8.500rpm. O câmbio tem cinco marchas, a suspensão dianteira é telescópica, com 105mm de curso e a traseira conta com dois amortecedores. O freio dianteiro é a disco, com 240mm de diâmetro e o traseiro é a tambor, com 130mm de diâmetro. O peso a seco é de 136kg e a partida é elétrica, sem dispensar o pedal de partida. O painel é completo.
Motoneta
A Dafra também investiu no segmento das motonetas, com o lançamento da ZIG, a primeira de sua linha, que tem visual semelhante ao da antiga Crypton da Yamaha. Veículo extremamente prático, com câmbio de quatro marchas rotativo, com indicador no painel, embreagem automática e porta-malas sob o banco. O freio dianteiro é a disco e a partida elétrica. As rodas são de liga leve e o motor de um cilindro, refrigerado a ar, tipo OHC, de 101,8cm³, rende 7,8cv a 7.500rpm. O modelo já está no mercado, com preço sugerido de R$ 4.990 e expectativa de venda de 15 mil unidades por ano.
O outro lançamento é o scooter Smart 125. Equipado com injeção eletrônica de combustível, o modelo é fruto da parceria com a chinesa Haojue, criada em 1992 pelo grupo Dachangjiang. A Haojue usava tecnologia Suzuki, o que explica a semelhança com o scooter Burgman 125, também comercializado no Brasil, mas sem injeção. O motor, com um cilindro e refrigeração a ar, fornece 10,3cv a 8.000rpm. O câmbio é automático, tipo CVT. O freio dianteiro é a disco e o traseiro a tambor. Sob o banco tem porta-malas com espaço para um capacete aberto. O peso a seco é de 110kg e o preço sugerido de R$ 6.190. Informações: Moto Via, (31) 3555-6000.