Marca registrada da alemã BMW, o motor de dois cilindros opostos, tipo boxer, ganhou este nome porque funciona como se estivesse brigando em uma luta de boxe, e equipa, entre outros modelos, a R 1200 GS, também comercializada oficialmente no Brasil. A briga, entretanto, está muito além do motor e localizada no segmento das motocicletas do tipo big trail, no qual a BMW R 1200 GS reina no posto de líder. De olho nesse apetitoso filão, a concorrência foi se armando, obrigando a marca alemã a reagir. A resposta veio com mudanças no motor, que ficou mais potente e com mais torque e vai equipar o modelo na versão GS e na de turismo, ambas já na linha 2010, lançadas quinta-feira.
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O novo motor, derivado do propulsor que equipa o modelo HP2 Sport, manteve os 1.170cm³ de cilindrada, mas ganhou duplo comando de válvulas e novas válvulas de admissão e escape, que elevaram a potência para 110cv a 7.750rpm, com acréscimo de cerca de 5%, e o torque para 12,3kgfm a 6.000rpm. O regime de rotações também foi elevado de 8.000rpm para 8.500rpm, ampliando a curva de utilização. Junto com as mudanças no motor, a R 1200 GS e também sua versão Adventure, com tanque maior, faróis auxiliares (com opção de leds), preparação para instalação de bolsas etc., ganharam novas cores e sutis mudanças no visual.
Mordomia
O modelo turismo R 1200 RT, que passa a usar o mesmo motor, ganhou alterações de estilo mais profundas. A dianteira tem novo para-lamas, mais aerodinâmico, assim como o para-brisa, que foi modificado para reduzir a turbulência e o ruído, além de poder ser regulado eletricamente na altura em até 140mm. Retrovisores integrados aos espelhos e conjunto de faróis também foram redesenhados. Porém, o pacote técnico para viagens é o maior destaque. A eletrônica facilita a vida do piloto e garupa, com um sofisticado sistema batizado de Eletronic Suspension Adjustment (ESA II), ou suspensões ajustáveis eletronicamente, herdado da linha K, equipada com motor quatro cilindros.
São dezenas de possibilidades, que, para facilitar, começam com as opções de peso da moto: só o piloto, o piloto com bagagem e piloto garupa e bagagem. Uma vez selecionado o peso, e só depois disso, para não haver equívocos, o piloto pode escolher entre as opções de condução entre uma regulagem tipo conforto, normal e esporte. Tudo por meio de botões. O sistema de som da motocicleta aboliu o CD, que deu lugar a uma entrada USB, como nos computadores, para acoplar o Ipod ou o MP3. Para controlar as opções de regulagem do som e do rádio, a nova R 1200 RT tem um inédito comando, chamado de Multi Controller, que funciona como uma espécie de mouse de computador e está instalado ao alcance do dedão da mão esquerda.
Conforto
Todas as operações são indicadas no painel, inclusive marcha engatada, tipo de ajuste de suspensão selecionada, temperatura externa, temperatura do óleo, velocímetro etc., e, opcionalmente, computador de bordo, com autonomia, velocidade média, pressão dos pneus e GPS. Com o aumento da velocidade, o som também fica mais alto. Para melhor comodidade do piloto, o banco, que tem aquecimento opcional, pode ser ajustado na altura, entre 820mm e 840mm. Existe também a opção de um banco com regulagem entre 780mm e 800mm e outro especial, com altura de 750mm. Para completar, as manoplas dos punhos também podem ser aquecidas.
A suspensão dianteira tem o sistema Telelever, com tubos de 35mm de diâmetro e curso de 120mm. A suspensão traseira é pelo sistema Paralever, ancorada no braço do eixo cardã da transmissão. O peso a seco é de 229kg e o tanque tem capacidade para 25 litros. O modelo R 1200 GS e sua versão Adventure, cujo motor de 1.170cm³ foi adotado em 2004, também tem os sistemas Telelever e Paralever de suspensão, ajustes eletrônicos, controle de tração e de pressão dos pneus, além do cardã. O modelo 2010 ganhou uma transmissão secundária modificada, escape com válvula eletrônica, nova capa dos cilindros, que agora contam com válvulas radiais. Os novos modelos devem chegar ao Brasil em março, ainda sem preços definidos. Informações na Euroville: (31) 3304-4140.