Quando uma fábrica apresenta modelos classificados como conceito está sinalizando as tendências que adotarão em futuro não muito distante, como o scooter elétrico BMW Link. Também permite que os projetistas “viagem na maionese”, com mais liberdade para criar protótipos com muita tecnologia e desenho ousado, que vão frequentar exposições, como demonstração de sua capacidade e também para monitorar a reação do público. Depois, desenvolvem a versão “comercial”, adaptando os custos de produção, eliminando os exageros propositais para aumentar a mira dos holofotes.
Apresentado no sofisticado Concorso d`Eleganza Villa d`Este de 2017, à beira do lago de Como, no Norte da Itália, realizado desde 1929, premiando modelos clássicos e históricos, o BMW Link Concept também foi uma espécie de ponte entre o passado e o futuro. O conceito começa pela motorização, que aboliu o tradicional motor a combustão, adotando o elétrico, com emissão zero de poluentes. Um propulsor que vai ganhando participação aceleradamente, em função das normas ambientais cada vez mais rigorosas nos quatro cantos do mundo.
RODA Um dos entraves para este tipo de motor ainda é a sua baixa autonomia, volume e peso das baterias, além do dilatado tempo necessário para a recarga. Para contornar e minimizar estes problemas, as baterias foram posicionadas no assoalho, rebaixando as massas e o centro de gravidade. Além disso, podem ser facilmente destacadas e substituídas por outras carregadas, eliminando a demora no “reabastecimento”. Este posicionamento também abriu espaço para a criação de um porta-malas embaixo do banco, que comporta um capacete e tem tampa deslizante que pode ser acionada com a simples aproximação do braço do piloto.
O motor também foi deslocado para a parte interna da roda e tem até marcha à ré, para facilitar as manobras. A adoção desse tipo de motor vem se tornando irreversível. Até a americana Harley-Davidson, que cultua os enormes V dois, cujo som já tentou patentear, desenvolveu seu modelo elétrico Live Wire, sem som algum. A Honda e a Yamaha se juntaram (entre outros desenvolvimentos individuais) em um projeto elétrico (E-Kizuma), para a cidade japonesa de Saitama. Nas competições, a Fórmula E, com monopostos elétricos, atrai as montadoras e a Inglaterra, Alemanha e outros países estudam a proibição futura da produção de motores a combustão.
CELULAR Outra medida irreversível dos tempos modernos adotada pelo BMW link Concept é a integração com o telefone celular. Por meio dele e do acesso à sua agenda, o scooter faz alerta de compromissos, estuda e indica a melhor e mais rápida rota, ou a mais bonita, se houver tempo, e até escolhe as músicas preferidas do piloto para amenizar o caminho. O painel também é futurista. As informações do roteiro, por exemplo, são mostradas via projeção no para-brisa, evitando que o piloto desvie o foco da visão. As outras informações (carga das baterias, por exemplo) são indicadas em outro mostrador abaixo do guidão.
O piloto também tem à disposição um exótico banco (tipo tábua de passar roupa), com possibilidade de regulagem, inclusive longitudinalmente, e com ressalto lombar, além de iluminação com LEDs na dianteira e na traseira, quase camuflada. Os comandos no guidão são sensíveis ao toque. Já o visual, deixa parte transparente e cabos elétricos propositalmente expostos dos dois lados. Porém, a pintura pode ser customizada conforme o gosto do freguês. As rodas são maciças, com grande distância entre-eixos, e a transmissão, por correia. A suspensão traseira tem único amortecedor posicionado do lado esquerdo.