UAI

BMW F 800 R - Pelada oficial

Sem roupagem, chega ao Brasil o modelo 2009 da marca alemã, equipado com motor de dois cilindros paralelos, que fica exposto. Pequena carenagem confere agressividade

Publicidade
Foto:

A posição de pilotagem é mais natural e relaxada

A BMW do Brasil apresentou a mais nova integrante de sua linha de motocicletas. Trata-se do modelo F 800 R, uma naked lançada mundialmente em 2008 e que chega oficialmente no mercado brasileiro a partir de outubro. A série F da marca alemã tem um significado interessante, pois é a primeira vez em sua história que usa motorização com arquitetura de dois cilindros paralelos. O primeiro modelo, F 800 S (Sport), foi lançado em 2006. Depois vieram a ST (Sport Turismo) e a GS, de utilização mista, cidade e campo, e, por fim, a R. Nitidamente inspirada na irmã maior, a K 1300 R, a caçula F 800 R também chega com requintes de acabamento e sofisticação.

O motor, projetado pela BMW, mas construído pela austríaca Rotax e enviado para a linha de montagem em Berlim, tem uma curiosidade. Os pistãos gêmeos funcionam juntos, subindo e descendo em sincronismo. Esse movimento provocaria uma vibração de tal ordem que o piloto mal poderia enxergar adiante. Para neutralizar seu efeito, normalmente são instalados contrapesos, que, no entanto, aumentam o volume e a altura do motor. Para reduzir as dimensões, sem perder a eficiência, a BMW desenvolveu uma falsa terceira biela, de massa equivalente aos dois cilindros, que trabalha plana, miniaturizando o motor.

Pelada

O estilo é marcante, mesmo sem os artifícios visuais proporcionados por uma carenagem integral. A falta de roupa deixa o motor pintado em preto à mostra, conferindo agressividade ao modelo. Por outro lado, os dois faróis dianteiros, de formato assimétrico, e a estranha pequena carengem cobrindo o painel parecem não casar com o conjunto. Já a parte traseira é mais convencional, com escape de saída lateral. Na parte técnica, porém, o piloto tem à sua disposição o vigor do motor de 798cm³, equipado com injeção eletrônica de combustível, quatro válvulas por cilindro e refrigeração líquida.

O motor, compacto e pintado em preto, gera 87cv



O propulsor, inclinado em 30 graus, gera 87cv a 8.000rpm e torque de 8,7kgfm a 6.000rpm, capaz de acelerar até 100km/h em menos de quatro segundos, beirando os 200km/h de velocidade final. Só assim para justificar a extravagante minicarenagem. É que, em velocidades mais elevadas, a aerodinâmica faz muita diferença, proporcionando mais conforto em percursos longos. Nessa área, a montadora alemã conta com um grande arsenal de recursos. O banco tem regulagem de altura entre 775mm e 825mm. Os punhos também podem ser aquecidos eletricamente, para dias de inverno rigoroso.

Conforto

O painel pode vir equipado com computador de bordo, além das informações de praxe. O guidão conta com amortecedor de direção e a chave com sistema antifurto. Como opcional, a marca oferece bolsas para viagens e escape Akrapovic, que melhora a performance. A pilotagem tem uma ergonomia mais relaxada, com posição mais natural, sem os contorcionismos exigidos pelos modelos esportivos. Com isso, o modelo roda tanto na cidade quanto nas estradas com desenvoltura. Nas curvas, os aros de liga leve, de 17 polegadas, e pneus esportivos facilitam as manobras.

Como forma de rebaixar o centro de gravidade e melhorar o desempenho dinâmico, o tanque de 16 litros foi transferido para debaixo do banco. O quadro em tubos de aço é o mesmo que equipa a F 800 S e tem o motor como parte integrante. A transmissão final, porém, é por corrente, diferentemente da F 800 S, que é por correia. A suspensão dianteira telescópica tem tubos de 43mm de diâmetro e 125mm de curso. A suspensão traseira é do tipo mono, também com 125mm de curso. O freio dianteiro tem dois discos de 320mm, com pinças Brembo de quatro pistãos e sistema ABS opcional. O traseiro tem disco simples de 265mm. As cores são branco, laranja e preto e o peso a seco é de 182kg. O modelo standard vai custar R$ 45.900 e o topo de linha, R$ 51.900. Informações na Euroville: (31) 3304-4140.