A praça da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, foi o palco do 3º Minas Classic Motos, sábado, reunindo cerca de 130 motocicletas antigas e clássicas, com pelo menos 20 anos de fabricação. Os modelos foram espalhados pelos jardins da praça e distribuídos por décadas de produção, para facilitar o roteiro de visitação, que atingiu cerca de 30 mil pessoas ao longo do dia. Cada moto também recebeu uma etiqueta de identificação, com seus dados. Também foram montadas barraquinhas e palco para shows, além do interessante comércio do mercado de pulgas, com peças e equipamentos de modelos antigos.
Veja mais fotos do 3º Minas Classic Motos!
Expostas na praça, algumas raridades, como a centenária belga FN 350, de 1909, a mais antiga da mostra, equipada com o charmoso side car confeccionado em vime, ao lado de inglesas Norton, Triumph e BSA, e impecáveis alemãs da BMW. No outro extremo, modelos de quatro cilindros em linha, como a japonesa Honda CBX 750, 1986, do primeiro lote de importadas da marca. Presentes também lambretas, Harley-Davidsons, CB 400 e 400 Four, a Yamaha RD 50 — primeiro modelo fabricado pela montadora no Brasil —, DTs 180, que popularizaram a prática do trail no país, ao lado das XLs, assim como a Suzuki T 500, dois tempos, de 1971, totalmente original.
Foi realizada entre os próprios expositores uma eleição para apontar os três modelos mais representativos. Em primeiro lugar ficou a inglesa Matchless 500, de 1971. Em segundo, a belga FN, de 1913, com motor quatro cilindros em linha de 485cm³, original, sem restauração (o modelo mais caro da mostra, estimado em cerca de US$ 100 mil), e, em terceiro, a inglesa Norton ES 2, 500cm³, de 1938. Também presentes a MZ, sucessora da alemã DKW, maior fabricante mundial antes da 2ª Guerra Mundial; a italiana Ducati 175cm³ de competição; a Suzuki RV 90, com pneu balão; triciclos e minimotos. A mostra foi organizada pelo Clube Mineiro de Motos Clássicas, que homenageou doutor Manoel e Guilherme Berg pela contribuição ao segmento.