UAI

2ª Motofair - Rodas na vitrine

Minas foi a capital do motociclismo, com a segunda edição da feira, que teve lançamentos, motos exclusivas, shows, testes e aulas de pilotagem com segurança

Publicidade
Foto:

 

Cerca de 25 mil pessoas circularam pelo pavilhão de exposições do Expominas, em Belo Horizonte, durante a 2ª Motofair, feira de motocicletas, equipamentos e acessórios, no último fim de semana, para ver os novos modelos e andar neles. O evento incluiu lançamentos nacionais. Pela primeira vez em público oficialmente, a badalada big trail Yamaha Super Ténéré 1200, com motor de dois cilindros paralelos e 110cv de potência, além de controle de tração e freios ABS, e a Honda Transalp 700, com motor de dois cilindros em V e 60cv, foram algumas das atrações. No estande do Vrum, o incrível Dragster construído pelo mineiro Edésio Souza Melo, com cerca de 450cv, atraiu o público.

A BMW expôs sua linha, com destaque para a superesportiva S 1000RR, recheada de tecnologia, e seu carro chefe, a big trail R 1200 GS, no mesmo segmento da Yamaha Super Ténéré 1200. Em outro estande, as exclusivas italianas Bimota, com os esportivos modelos DB7 e a revolucionária Tesi 3D 1100 (que nasceu em uma dissertação de mestrado do projetista Pierluigi Marioni, daí o nome), com quadro ômega e suspensão dianteira paralela ao chão, sem o tradicional garfo. As duas utilizam motor Ducati de dois cilindros em “L”, com comando desmodrômico. Marcou presença a Honda Fury, personalizada pela própria montadora, em estilo chopper, com motorzão de dois cilindros e 1300cm³, que fornece 12,5kgfm a apenas 3.000rpm, herdado da VTX 1300.



Ícones Outro ícone presente foi a nova e volumosa Yamaha V-Max, com motor de quatro cilindros em V de 1.700cm³ e 200cv, e a superesportiva Yamaha R-1, já como modelo 2012. A Dafra exibiu sua linha de modelos, com destaque para o scooter Citycom 300i, com rodas de aros 16 polegadas. Já a Kasinski, associada com a chinesa Zongshen, mostrou a nova utilitária Comet 150, com três anos de garantia, para tirar qualquer dúvida da resistência do modelo e o ecológico scooter elétrico Prima. A espanhola Gas Gas, representada no Brasil pela mineira Terra Motos, mostrou seus modelos para o fora de estrada e trial.

A Bimota Tesi 3D 1100 tem suspensão dianteira sem garfo, pull road



A Gas Gas também está estudando a produção de um modelo de 250cm³ ou 200 cm³, este refrigerado a água, desenvolvido especialmente para o mercado nacional. Motos personalizadas por estúdios de transformação, além do triciclo Syder, com duas rodas na dianteira, Kawasaki ZX-10R e Versys 650 também estiveram presentes. Outra atração foi a moto artesanal, equipada com motor de Volkswagen 1.6. Motoclubes e associações, além de lojas de acessórios e equipamentos, igualmente participaram da feira, que segundo Sérgio Falcão, organizador da mostra, reuniu 80 empresas e um expressivo volume de negócios. Já Moacyr Paes, diretor da Abraciclo, associação dos fabricantes de motos, ressaltou que Minas é o segundo mercado nacional.

Motofair também atraiu a atenção das crianças