A RAM Classic é a mais nova integrante da família de picapes da marca americana no Brasil. O modelo é um pouco menor que a RAM 1500 Rebel, mas ainda é um picape full size. Porém, a missão desse lançamento é "ir pra cima" das versões mais caras das picapes médias, com preço bastante semelhante.
A RAM Classic tem preço inicial de R$ 349.990 na versão Laramie.
Já o pacote Laramie Night Edition é vendido por R$ 359.990.
O nome Classic foi dado porque as linhas da picape foram inspiradas na Dodge RAM 1500 de 1993, com design apelidado como “big rig”, em referência às enormes carretas que circulam pelas rodovias americanas. Assim, o visual é um dos pontos altos dessa picape, com destaque para a frente robusta.
A grade é enorme, podendo ser cromada na versão Laramie ou em preto na Laramie Night Edition. Mas, o capô com um ressalto central e duas tomadas de ar que mais impressiona, assim como a posição mais baixa dos faróis, que são integrados aos para-lamas. A picape tem rodas de 20 polegadas e estribos laterais. Na traseira, destaque para a dupla saída de escape.
A RAM Classic mede 5,81 metros de comprimento, 11 centímetros a menos que a RAM 1500 Rebel, porém 50 centímetros maior que uma picape média. A caçamba tem volume de 1.424 litros. Existem diversos acessórios disponíveis para o modelo, como capota elétrica, alargadores de para-lamas, engate do reboque, estribos elétricos e degrau para a caçamba.
Motor V8 Hemi 5.7: uma lenda sob o capô
A RAM Classic traz sob o capô o lendário motor V8 Hemi de 5,7 litros. Por este motivo, a picape é chamada de Muscle Truck, em alusão ao propulsor utilizado nos muscle cars americanos. Trata-se do mesmo motor a gasolina da RAM 1500 Rebel, com 400cv de potência e 56,7kgfm de torque.
Teste: RAM 1500 Rebel V8 se destaca no design, conforto e desempenho
A usina de força trabalha em conjunto com um câmbio automático de 8 marchas, com seletor rotativo. Também existe opção de tração 4x4 (part-time) com reduzida, com comandos por botão. A picape ainda conta com um modo específico que regula os parâmetros mecânicos para rebocar algum implemento ou transportar carga. A capacidade de reboque da RAM Classic é de 3,5 toneladas, enquanto a capacidade de carga é de 531 quilos.
Mesmo aplicado a um veículo com 2,5 toneladas, esse motor mostra muita disposição e toda a previsibilidade de um propulsor naturalmente aspirado. Para tentar conter seu apetite, o V8 conta com sistema que pode desativar quatro cilindros quando não existe demanda, economia que, segundo o fabricante, pode chegar a 20%.
Por dentro da RAM Classic
O interior tem bom acabamento, e o painel tem aplicações em couro e madeira. Os bancos dianteiros têm ajustes elétrico, além de ventilação e aquecimento. Aliás, até os pedais contam com ajuste elétrico. O espaço é generoso em ambas as fileira de bancos. O banco traseiro também possui aquecimento, e pode ser rebatido. Também vale destacar a grande oferta de porta-trecos.
A tela do sistema multimídia dessa picape é de 8,4 polegadas, com destaque para a função de navegação nativa. Já o espelhamento com o smartphone é por cabo. O sistema de som tem nove alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 506 W de potência. O quadro de instrumentos tem um display colorido de 7 polegadas.
Preço é para competir com as picapes médias
São equipamentos de série na RAM Classic o ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, câmera de ré e sensores traseiros de estacionamento, chave presencial com partida remota e volante com aquecimento. Entre os itens de segurança, destaque para: airbags frontais, laterais e de cortina; assistente de partida em rampa; controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria; e controle de oscilação de reboque.
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Uma explicação para o preço relativamente atraente da RAM Classic é o fato da picape ser fabricada no México, na fabrica de Saltito, de onde vem sem imposto de importação. Também vale destacar que a picape não conta com tecnologias semiautônomas presentes nas versões de topo das picapes médias. O modelo chega ao mercado a partir de 15 de setembro.
Ficha técnica - RAM Classic
MOTOR V8 (longitudinal dianteiro), com 5.654cm³ de capacidade volumétrica, aspirado, a gasolina, com potência máxima de 400cv a 5.600rpm e torque máximo de 56,7kgfm a 3.950rpm TRANSMISSÃO Câmbio automático de 8 marchas; tração 4x2 (traseira), 4x4 (part-time) e 4x4 reduzida DIREÇÃO Com assistência elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 12,1 metrosSUSPENSÕES Dianteira: Duplo A, com rodas independentes e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido, braços quíntuplos (five-link) com track bar e barra estabilizadoraFREIOS Dianteiros: Discos ventilados (diâmetro de 336mm) com pinça deslizante
Traseiros: Discos sólidos (diâmetro de 352mm) com pinça deslizantePESO Em ordem de marcha: 2.553 quilos
Capacidade de carga: 531 quilos
Carga máxima rebocável (reboque com freio): 3.534 quilosDIMENSÕES Comprimento: 5,81m
Largura: 2,01m
Altura: 1,97m
Entre-eixos: 3,57m
Altura livre do solo: 23,6cm
Ângulo de entrada: 18,3°
Ângulo de saída: 24,8°
Ângulo de rampa: 19,4°
Tanque de combustível: 98 litrosCAÇAMBA Comprimento: 1,71m
Largura: 1,68m (1,29m entre as caixas de roda)
Altura: 50,8cm
Volume: 1.424 litrosDESEMPENHO Velocidade máxima: 174 km/h (limitada eletronicamente)
0 a 100 km/h: 7,7 segundosCONSUMO Ciclo urbano: 5,2 km/l
Ciclo estrada: 6,4 km/l
- Matéria editada em 15 de setembro de 2022, com a inclusão do preço sugerido pelo fabricante.