Com a divulgação dos emplacamentos de novembro, feito pela Fenabrave, a Peugeot voltou para a lista geral das 10 marcas mais vendidas do Brasil na categoria automóveis, com 2,4% (na 10ª colocação). Pode parecer pouco para essa marca francesa consagrada, mas tinha anos que ela não entrava nesse ranking.
A última vez que a Peugeot fez parte dessa lista foi em 2011. Portanto, há 11 anos a marca do leão ocupava a 9ª posição, com 2,59% do volume de vendas de automóveis do Brasil. A Peugeot estava posicionada entre a Citroën (na 7ª posição, com 3,01% de volume) e a Kia (na 10ª, com 2,31%).
Porém, ainda falta o resultado de dezembro para que a Peugeot confirme seu retorno à lista das 10 marcas mais vendidas do Brasil. Isso porque esse ranking é muito dinâmico, principalmente nas últimas colocações. Note que no acumulado de outubro de 2022, divulgado há um mês, a marca do leão não estava nessa lista. A última colocação estava com a Caoa Chery, com 2,38%.
Citroën está no mesmo caminho da Peugeot
Pode não ser em 2022, mas a Citroën também está para voltar à lista das 10 mais vendidas do Brasil. Após o lançamento do novo C3, a marca já vem aparecendo nas listas mensais de marcas mais vendidas. Como o hatch compacto deve responder por um volume considerável, a expectativa é qua a Citroën até supere a Peugeot.
A última vez que a Citroën fechou o ano entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil foi em 2014. Nessa ocasião a marca estava na 10ª posição, com 1,86% do volume de automóveis emplacados no Brasil. Em 2013 a marca estava na 9ª posição, com 2,08%, à frente da Nissan, que tinha 2,05%. Em 2012 a Citroën estava na 10ª colocação, com 2,33%.
Retorno às marcas mais vendidas tem relação com a Stellantis
A volta ao top 10 tem relação com a fase Stellantis vivida por Peugeot e Citroën. Se antes sua gestão no Brasil parecia completamente perdida, agora existe uma melhor definição de papéis e produtos para cada marca. O compartilhamento de plataformas, motores e variados componentes também ajuda na economia em escala, aumentando a lucratividade.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!
Nesse bem bolado, a Citroën ficou com o papel de marca popular, enquanto e Peugeot vai tentar defender o status de premium. Então, a primeira vai ampliar sua gama lançando um SUV de 7 lugares e um sedã compacto. Já na Peugeot existe uma nítida tendência à eletrificação (embora com volume mínimo), mas sem descuidar muito do volume dos compactos.