UAI

Peugeot volta a figurar entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil

A última vez que a Peugeot esteve nessa lista foi em 2011. Porém, ainda é preciso brilhar em dezembro para se garantir no ranking. Citroën segue nesse rumo

Publicidade
Peugeot e-2008, versão elétrica do SUV compacto, acaba de chegar ao Brasil
Peugeot e-2008, versão elétrica do SUV compacto, acaba de chegar ao Brasil Foto: Peugeot e-2008, versão elétrica do SUV compacto, acaba de chegar ao Brasil

Com a divulgação dos emplacamentos de novembro, feito pela Fenabrave, a Peugeot voltou para a lista geral das 10 marcas mais vendidas do Brasil na categoria automóveis, com 2,4% (na 10ª colocação). Pode parecer pouco para essa marca francesa consagrada, mas tinha anos que ela não entrava nesse ranking.

Peugeot no ranking das 10 marcas mais vendidas de 2022.
Peugeot tem participação de 2,4% entre os automóveis até novembro de 2022 (Fonte: Fenabrave)

A última vez que a Peugeot fez parte dessa lista foi em 2011. Portanto, há 11 anos a marca do leão ocupava a 9ª posição, com 2,59% do volume de vendas de automóveis do Brasil. A Peugeot estava posicionada entre a Citroën (na 7ª posição, com 3,01% de volume) e a Kia (na 10ª, com 2,31%).

Porém, ainda falta o resultado de dezembro para que a Peugeot confirme seu retorno à lista das 10 marcas mais vendidas do Brasil. Isso porque esse ranking é muito dinâmico, principalmente nas últimas colocações. Note que no acumulado de outubro de 2022, divulgado há um mês, a marca do leão não estava nessa lista. A última colocação estava com a Caoa Chery, com 2,38%.

Citroën está no mesmo caminho da Peugeot

Peugeot e Citroën no ranking das 10 marcas mais vendidas de novembro de 2022.
Citroën tem aparecido nos relatórios mensais, sinal de que também está a caminho do top 10 das marcas mais vendidas (Fonte: Fenabrave)

Pode não ser em 2022, mas a Citroën também está para voltar à lista das 10 mais vendidas do Brasil. Após o lançamento do novo C3, a marca já vem aparecendo nas listas mensais de marcas mais vendidas. Como o hatch compacto deve responder por um volume considerável, a expectativa é qua a Citroën até supere a Peugeot.

A última vez que a Citroën fechou o ano entre as 10 marcas mais vendidas do Brasil foi em 2014. Nessa ocasião a marca estava na 10ª posição, com 1,86% do volume de automóveis emplacados no Brasil. Em 2013 a marca estava na 9ª posição, com 2,08%, à frente da Nissan, que tinha 2,05%. Em 2012 a Citroën estava na 10ª colocação, com 2,33%.

Retorno às marcas mais vendidas tem relação com a Stellantis

A volta ao top 10 tem relação com a fase Stellantis vivida por Peugeot e Citroën. Se antes sua gestão no Brasil parecia completamente perdida, agora existe uma melhor definição de papéis e produtos para cada marca. O compartilhamento de plataformas, motores e variados componentes também ajuda na economia em escala, aumentando a lucratividade.

Nesse bem bolado, a Citroën ficou com o papel de marca popular, enquanto e Peugeot vai tentar defender o status de premium. Então, a primeira vai ampliar sua gama lançando um SUV de 7 lugares e um sedã compacto. Já na Peugeot existe uma nítida tendência à eletrificação (embora com volume mínimo), mas sem descuidar muito do volume dos compactos.

https://www.youtube.com/watch?v=OH1XPruo5yg