Quando poderíamos imaginar que um modelo ultrapassado como o Volkswagen Gol chegaria em 2022 vendendo mais do que o Polo, que é um projeto mais moderno da marca? Pior ainda é constatar que o segmento de hatches médios praticamente morreu e tem apenas um representante no mercado brasileiro. São carros com vendas em baixa que já tiveram seus dias de glória.
Conferimos o relatório de emplacamentos da Fenabrave de novembro e causa espanto constatar que aumenta o número de carros com vendas em baixa. Separamos cinco segmentos nos quais alguns exemplos chegam a impressionar.
Há um ano o VRUM testou a versão esportiva do VW Polo. Relembre!
1 – Briga na parte de baixo da tabela dos hatches compactos premium
Enquanto o Hyundai HB20 lidera com relativa folga o segmento, com 89.286 unidades emplacadas de janeiro a novembro, seguido pelo Chevrolet Onix (75.741), outros modelos brigam na parte de baixo da tabela. É o caso do VW Polo, que teve apenas 5.306 unidades emplacadas nos 11 meses do ano, com volume mensal muito baixo.
O modelo da marca alemã passou por uma reestilização na linha 2023 e ainda ganhou a versão Track, mais espartana, que chegará ao mercado no início do ano que vem para substituir o Gol, que até novembro tinha um acumulado de 63.441 unidades emplacadas. Uma diferença bem grande se considerarmos que estamos falando de um produto ultrapassado e outro mais moderno.
E a lista segue com o Citroën C3, também reestilizado, mas que emplacou apenas 7.564 unidades de janeiro a novembro. Depois aparecem o Renault Sandero (9.308 unidades), que saiu de linha e deu lugar ao Stepway (que é o mesmo carro), e o novato Honda City Hatch, que teve 14.608 unidades emplacadas no período. Fez mais em pouco tempo do que os concorrentes veteranos que estão em baixa no mercado.
2 – O “falecido” segmento dos hatches médios e seu representante solitário
Houve um tempo no mercado brasileiro que o segmento dos hatches médios era altamente desejado e cobiçado. Modelos como VW Golf, Ford Focus, Peugeot 308, Fiat Bravo e outros fizeram a cabeça de uma geração. Mas, aos poucos, eles entraram para o clube dos carros com vendas em baixa e, um por um, foram saindo de linha.
Restou apenas o Chevrolet Cruze como representante do segmento dos hatches médios, excluindo, é claro, algumas poucas opções importadas e bem mais caras. Mesmo assim, o fato de atuar sozinho no segmento não faz do Cruze um modelo de sucesso de vendas. Foram emplacadas apenas 1.331 unidades do modelo de janeiro a novembro, comprovando que, por mais que a GM queira mantê-lo no mercado, ele já está entre os carros com vendas em baixa.
3 – Dois sedans compactos premium em baixa
Outro fato que chama a atenção são os baixos números de vendas do VW Virtus, um sedan compacto premium derivado do Polo, que agrada pela mecânica, mas que não traz acabamento e conteúdo condizente com o preço. Ficou caro pelo que oferece.
O resultado é que o modelo teve 382 unidades emplacadas em outubro e 600 em novembro, acumulando 4.830 unidades nos 11 meses do ano. O Nissan Versa foi ainda pior nos dois últimos meses, com apenas 77 unidades emplacadas em outubro e 131 em novembro, mas no acumulado está na frente do Virtus, com 5.175 unidades. Para se ter uma ideia, o líder do segmento, Chevrolet Onix Plus, teve 67.213 unidades emplacadas de janeiro a novembro. Diferença brutal!
4 – Os sedans médios também estão entre os carros com vendas em baixa
Neste segmento, o líder absoluto é o Toyota Corolla, que emplacou 38.557 unidades no acumulado até novembro, ou seja, 30 mil unidades a mais que o segundo colocado, o Chevrolet Cruze Sedan. Mas a situação fica ainda mais grave quando você confere os números do VW Jetta, um carro moderno, com boa dirigibilidade e acabamento bom.
De janeiro a novembro, foram emplacadas apenas 515 unidades do VW Jetta, uma média de 47 unidades/mês. O modelo alemão ficou atrás do Caoa Chery Arrizo 6, que teve 1.348 unidades emplacadas no acumulado até novembro. Trata-se de um segmento de carros com vendas em baixa que tem perdido espaço para os SUVs de todos os tamanhos.
5 – Diferença gritante no segmento de picapes compactas
A líder absoluta neste segmento é a picape Fiat Strada, que fechou o mês de novembro com 103.225 unidades emplacadas no acumulado do ano. Em segundo lugar, chega timidamente a velha e já nem tão boa VW Saveiro, que ainda não se atualizou e emplacou apenas 20.398 unidades. Muito pouco para uma picape que já fez relativo sucesso no mercado.
A Saveiro vai passar por reestilização e chegará ao mercado em 2023 já como linha 2024. Além de enfrentar a concorrência desleal da Strada, ainda terá que encarar a nova Chevrolet Montana, que promete brigar entre as compactas e as intermediárias. Segmento que promete briga boa no ano que vem, já que ninguém quer figurar entre os carros com vendas em baixa.
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