UAI

Carros com vendas em baixa: 5 segmentos e modelos afetados

Alguns modelos que já tiveram relevância no mercado nacional estão com números de emplacamentos cada vez menores

Publicidade
Hatch chegou para substituir o Gol
Hatch chegou para substituir o Gol Foto: Hatch chegou para substituir o Gol

Quando poderíamos imaginar que um modelo ultrapassado como o Volkswagen Gol chegaria em 2022 vendendo mais do que o Polo, que é um projeto mais moderno da marca? Pior ainda é constatar que o segmento de hatches médios praticamente morreu e tem apenas um representante no mercado brasileiro. São carros com vendas em baixa que já tiveram seus dias de glória.

Conferimos o relatório de emplacamentos da Fenabrave de novembro e causa espanto constatar que aumenta o número de carros com vendas em baixa. Separamos cinco segmentos nos quais alguns exemplos chegam a impressionar.

Há um ano o VRUM testou a versão esportiva do VW Polo. Relembre!

https://youtu.be/UiCnODTkom0

1 – Briga na parte de baixo da tabela dos hatches compactos premium

Enquanto o Hyundai HB20 lidera com relativa folga o segmento, com 89.286 unidades emplacadas de janeiro a novembro, seguido pelo Chevrolet Onix (75.741), outros modelos brigam na parte de baixo da tabela. É o caso do VW Polo, que teve apenas 5.306 unidades emplacadas nos 11 meses do ano, com volume mensal muito baixo.

O modelo da marca alemã passou por uma reestilização na linha 2023 e ainda ganhou a versão Track, mais espartana, que chegará ao mercado no início do ano que vem para substituir o Gol, que até novembro tinha um acumulado de 63.441 unidades emplacadas. Uma diferença bem grande se considerarmos que estamos falando de um produto ultrapassado e outro mais moderno.

E a lista segue com o Citroën C3, também reestilizado, mas que emplacou apenas 7.564 unidades de janeiro a novembro. Depois aparecem o Renault Sandero (9.308 unidades), que saiu de linha e deu lugar ao Stepway (que é o mesmo carro), e o novato Honda City Hatch, que teve 14.608 unidades emplacadas no período. Fez mais em pouco tempo do que os concorrentes veteranos que estão em baixa no mercado.

Chevrolet Cruze RS vermelho frente esportivado
Chevrolet Cruze na versão RS surfa sozinho no segmento de hatches médios (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

2 – O “falecido” segmento dos hatches médios e seu representante solitário

Houve um tempo no mercado brasileiro que o segmento dos hatches médios era altamente desejado e cobiçado. Modelos como VW Golf, Ford Focus, Peugeot 308, Fiat Bravo e outros fizeram a cabeça de uma geração. Mas, aos poucos, eles entraram para o clube dos carros com vendas em baixa e, um por um, foram saindo de linha.

Restou apenas o Chevrolet Cruze como representante do segmento dos hatches médios, excluindo, é claro, algumas poucas opções importadas e bem mais caras. Mesmo assim, o fato de atuar sozinho no segmento não faz do Cruze um modelo de sucesso de vendas. Foram emplacadas apenas 1.331 unidades do modelo de janeiro a novembro, comprovando que, por mais que a GM queira mantê-lo no mercado, ele já está entre os carros com vendas em baixa.

3 – Dois sedans compactos premium em baixa

Outro fato que chama a atenção são os baixos números de vendas do VW Virtus, um sedan compacto premium derivado do Polo, que agrada pela mecânica, mas que não traz acabamento e conteúdo condizente com o preço. Ficou caro pelo que oferece.

O resultado é que o modelo teve 382 unidades emplacadas em outubro e 600 em novembro, acumulando 4.830 unidades nos 11 meses do ano. O Nissan Versa foi ainda pior nos dois últimos meses, com apenas 77 unidades emplacadas em outubro e 131 em novembro, mas no acumulado está na frente do Virtus, com 5.175 unidades. Para se ter uma ideia, o líder do segmento, Chevrolet Onix Plus, teve 67.213 unidades emplacadas de janeiro a novembro. Diferença brutal!

VW Virtus GTS branco de frente no estúdio
O VW Virtus vende bem menos do que seus concorrentes no segmento de sedãs compactos (VW/Divulgação)

4 – Os sedans médios também estão entre os carros com vendas em baixa

Neste segmento, o líder absoluto é o Toyota Corolla, que emplacou 38.557 unidades no acumulado até novembro, ou seja, 30 mil unidades a mais que o segundo colocado, o Chevrolet Cruze Sedan. Mas a situação fica ainda mais grave quando você confere os números do VW Jetta, um carro moderno, com boa dirigibilidade e acabamento bom.

De janeiro a novembro, foram emplacadas apenas 515 unidades do VW Jetta, uma média de 47 unidades/mês. O modelo alemão ficou atrás do Caoa Chery Arrizo 6, que teve 1.348 unidades emplacadas no acumulado até novembro. Trata-se de um segmento de carros com vendas em baixa que tem perdido espaço para os SUVs de todos os tamanhos.

5 – Diferença gritante no segmento de picapes compactas

A líder absoluta neste segmento é a picape Fiat Strada, que fechou o mês de novembro com 103.225 unidades emplacadas no acumulado do ano. Em segundo lugar, chega timidamente a velha e já nem tão boa VW Saveiro, que ainda não se atualizou e emplacou apenas 20.398 unidades. Muito pouco para uma picape que já fez relativo sucesso no mercado.

A Saveiro vai passar por reestilização e chegará ao mercado em 2023 já como linha 2024. Além de enfrentar a concorrência desleal da Strada, ainda terá que encarar a nova Chevrolet Montana, que promete brigar entre as compactas e as intermediárias. Segmento que promete briga boa no ano que vem, já que ninguém quer figurar entre os carros com vendas em baixa.

https://youtu.be/yeBg_GP6MHI

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas