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Toyota/Divulgação |
FICHA TÉCNICA | |
MOTOR | |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.982 cm3 de cilindrada, com sistema de alimentação por injeção direta, intercooler e eletrônica common rail e turbo de geometria variável, que gera 163 cv de potência máxima a 3.400 rpm e torque máximo de 35 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm | |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio manual de 5 marchas; tração 4x2, com opção de engate 4x4 por alavanca | |
DIREÇÃO | |
Tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica | |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, com braços duplos triangulares e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido e molas semi-elípticas de duplo estágio |
RODAS / PNEUS | |
6,5 x 15 polegadas (em liga leve) / 255/70 R 15 | |
FREIOS | |
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas | |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL | |
80 litros | |
PESO | |
1.735 kg | |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE | |
Pára-barro dianteiro e traseiro, vidros verdes, ar-condicionado, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição, regulagem | |
de altura do banco do motorista, coluna de direção regulável em altura, abertura interna da tampa do tanque de combustível, desembaçador do vidro traseiro, estribos laterais, controle automático de velocidade, porta-luvas com chave, porta-óculos no teto, rádio com CD com MP3 e capacidade para seis discos, air bag duplo, faróis de neblina, freios ABS, imobilizador de motor na chave, sistema de alarme e travas elétricas. | |
OPCIONAL | |
Não há. | |
TOYOTA HILUX SRV 3.0 X CONCORRENTES | |
TOYOTA HILUX FORD RANGER CHEVROLET S10 NISSAN FRONTIER MITSUBISHI L200 SRV LIMITED 3.0 LIMITED 3.0 TORNADO SE STRIKE 2.8 SPORT HPE 2.5 | |
Potência (cv) 163 163 132 132 141 | |
Dimensões 5,25X1,83X1,81 5,14X2,02X 5,25X2,04X1,66 5,07X1,82X1,84 5,00X1,81X1,80 | |
(AxBxCxDxE) (m) (*) X3,08X0,21 1,82X3,19X0,36 X3,12X0,22 X2,95X0,21 X2,96X0,23 | |
Ângulos entrada/saída ND 30°/20° 26°/22° 32°/24° 36°/26° | |
Capacidade de carga (kg) 1.025 1.020 1.034 1.000 1.080 | |
Velocidade máxima (km/h) (**) ND 165 171 164 ND | |
Aceleração ND 12,9 13,2 13,9 ND | |
de 0 a 100 km/h (s) (**) | |
Consumo cidade/estrada ND ND 10,4/13,8 11,4/14,6 ND | |
(km/l) (**) | |
(*) A | comprimento, B |
(**) Dados fornecidos pelos fabricantes | |
POSITIVO | |
* Dirigibilidade | |
* Motor | |
* Espaço interno | |
NEGATIVO | |
* Falta protetor de cabine | |
* Diâmetro de giro | |
* Falta terceiro apoio de cabeça no banco traseiro | |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA | |
+ BOM | |
++ REGULAR | |
+++ RUIM | |
ACABAMENTO DA CARROCERIA | |
Tem quatro ganchos para fixar cargas. A qualidade final da pintura é baixa, pois contém alguns pontos com impurezas. A montagem dos acabamentos plásticos envolvendo a curvatura dos pára-lamas é boa, assim como a montagem dos estribos e párabarro. As portas, capô e tampa traseira têm boa centralização e nivelamento em relação à carroceria. (++) | |
VÃO DO MOTOR | |
O espaço e o acesso à manutenção, em geral, são bons. O isolamento acústico nas partes internas do capô e painel de fogo proporciona bom resultado para motorização a diesel. (+) | |
ALTURA DO SOLO | |
Não foram notadas interferências com o solo, mesmo com carga máxima. Tem chapa em aço para o cárter, caixa de transferência e tanque de combustível. (+) | |
CLIMATIZAÇÃO | |
Apresentou bom funcionamento, com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo. A vedação é boa, evitando a entrada de gases e fumaça. O nível de ruídos de funcionamento é satisfatório. (+) | |
FREIOS | |
O sistema ABS (que atua nas quatro rodas) tem boa sensibilidade e reações equilibradas nos dois eixos. O espaço percorrido até a imobilização, em frenagem de emergência sobre piso de terra cascalhada, é bem razoável. O freio de estacionamento apresentou bom funcionamento. O sistema não indicou superaquecimento. (+) | |
CÂMBIO | |
A qualidade do engate é boa para esse tipo de veículo, com precisão satisfatória. O curso da alavanca é longo. As relações de marchas são eficientes no uso misto. O sistema de tração apresentou bom funcionamento nas opções 4x4H e 4x4L. As operações de | |
engate e desengate são fáceis de operar. A embreagem é macia, mas o curso morto do pedal é grande. (+) | |
MOTOR | |
Sua performance é excelente para um motor a diesel 3.0 de quatro cilindros. Apresentou boa dirigibilidade na cidade e na estrada. Mesmo quando está carregado (com carga útil de cinco adultos, mais 450 quilos de carga) e com o ar-condicionado ligado, o rendimento satisfaz. O nível de ruídos é baixo e as vibrações são mínimas. (+) | |
VEDAÇÃO | |
Boa contra água e poeira. (+) | |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS | |
Os ruídos no habitáculo são poucos, inclusive quando o carro trafega sobre paralelepípedo, terra e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico (do ar sobre a carroceria) é facilmente percebido a partir de 110 km/h, e incomoda em alta velocidade. (++) | |
SUSPENSÃO | |
O conforto de marcha é limitado só com o condutor. Nessa condição, as imperfeições do solo são transferidas para dentro. Mas melhoram muito quando o veículo está carregado. A estabilidade é limitada para uso esportivo, mas é bem razoável numa condução usual. Sobre estrada de terra cascalhada e com costelas é bom usar a 4x4H, pois o veículo é bastante instável, devido à grande força de tração das rodas traseiras. (++) | |
DIREÇÃO | |
Os pneus homologados são de uso misto (asfalto e terra). A coluna de direção tem regulagem em altura, mas o curso é limitado para cima. Apresentou boa precisão na reta e em curvas. O diâmetro de giro não é bom em manobras de estacionamento. (++) | |
ILUMINAÇÃO | |
Os faróis são eficientes no baixo e no alto, mas pecam por não terem ajuste interno elétrico em altura, pois incomodam e prejudicam os motoristas que vêm em sentido contrário e quando se trafega atrás de outro veículo. Não há luz de cortesia em nenhum local. Tem faróis auxiliares de neblina embutidos no pára-choque e a iluminação do teto é satisfatória, com duplo spot fixo na frente e uma lanterna na zona central. (+++) | |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA | |
Ao esguichar água no pára-brisa, as palhetas varrem uma área satisfatória. É fácil o reabastecimento dágua no reservatório, dentro do vão do motor.(+) | |
ESTEPE/MACACO | |
O macaco e o kit de troca (chave de roda e extensões) estão acondicionados abaixo do assento traseiro. A operação de troca é ruim, cansativa e não é limpa. Se for feita à noite, será necessário uma lanterna para achar o ponto de apoio da extremidade da extensão que ativa o sistema de basculamento do pneu (que fica abaixo do vão de carga) e, também, para abrir o cadeado antifurto. Os pontos de apoio do macaco (tipo garrafa) estão sob a travessa da suspensão dianteira e no alojamento do eixo traseiro. A única facilidade é que os seis prisioneiros são fixos nos cubos, o que ajuda no apoio da roda/pneu, que é pesado (roda de aço). (+++) | |
FERRAMENTAS | |
Dispões de chave de fenda combinada com Phillips, uma chave de boca (10x8mm e 12x14mm) e um alicate tipo papagaio. (+) | |
ALARME | |
A chave de ignição tem sistema de imobilização do motor. Tem ainda sensor de impacto, que monitora as partes móveis em caso de arrombamento. Não inclui sensor volumétrico no habitáculo e nem sobe os vidros automaticamente ao dar comando de travar as portas. (++) | |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan. |
Fonte: Fabricante