FICHA TECNICA |
MOTOR |
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, turbo diesel, 2.982 cm3 de cilindrada, que gera 116 cv de potência máxima a 3.600 rpm e torque máximo de 32,1 mkgf a 2.000 rpm |
TRANSMISSÃO |
Tração 4x4 com reduzida e câmbio manual de 5 marchas |
DIREÇÃO |
Tipo esferas recirculantes com assistência hidráulica |
SUSPENSÃO |
Dianteira | Independente, braços duplos triangulares, barra de torção e barra estabilizadora; |
Traseira | Eixo rígido com molas semi-elípticas de duplo estágio |
FREIOS |
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS nas quatro rodas |
RODAS / PNEUS |
7 x 15 polegadas (em aço estampado)/ 235/75 R15 |
PESO |
1.780 quilos |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL |
65 litros |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE |
Estribos; gancho dianteiro; pára-choques, grade, maçanetas e retrovisores externos cromados; vidros climatizados; vidros, retrovisores e trava com comando elétrico; ar-condicionado; rádio CD Player; coluna de direção ajustável; roda livre automática; freios ABS nas quatro rodas; e airbag para motorista. |
OPCIONAIS |
Não tem |
TOYOTA HILUX 3.0 X CONCORRENTES |
Toyota Hilux 3.0 Ford Ranger Mitsubishi Nissan Frontier Chevrolet S10 |
XLT 2.5 L200 GLS 2.5 AX 2.5 2.8 CD |
Potência 116 135 87 104 132 |
Dimensões |
(AxBxCxD) |
(m) (*) 4,89x1,69x1, 5,12x1,76x1, 5,04x1,74x1, 4,88x1,82x1, 5,25x1,73x2, |
76x2,86 76x3,19 79x2,96 71x2,95 04x3,12 |
Capacidade |
de carga |
(quilos) 1.020 1.050 1.050 1.050 1.060 |
Angulos de |
ataque e |
saída (**) 38° / 20° 29° / 24° 38° / 20° ND ND |
Altura livre |
do solo |
(**) (mm) 215 ND 225 220 ND |
* A | Comprimento, B |
** Dados fornecidos pelos fabricantes |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA |
+ BOM |
++ REGULAR |
+++ RUIM |
ACABAMENTO DA CARROCERIA |
A montagem das partes móveis na carroceria está satisfatória. A pintura tem um bom acabamento final. Peca por não ter a |
caçamba revestida com proteção plástica para a pintura e nem grade protetora para o vidro traseiro. Tem seis ganchos para fixar cargas. (++) |
VÃO MOTOR |
O acesso à manutenção é bom. Tem isolamento acústico na parte interna do capô e o resultado final é aceitável para um motor a diesel, tanto em marcha lenta quanto em altas rotações. (+) |
ALTURA DO SOLO |
Tem chapa de aço para proteção da zona inferior do motor e parte da suspensão e agregados. Com carga máxima, porém, ocorreram interferências com o solo. (++) |
CLIMATIZAÇÃO |
Possui quatro velocidades e tem boa distribuição no painel. O funcionamento foi bom (rumorosidade) e eficiente no tempo gasto para climatizar o habitáculo. (+) |
FREIOS |
Apresentaram perda de eficiência com super aquecimento em longa descida carregado, recuperando-se após breve ventilação dinâmica. O sistema antitravamento ABS apresentou calibragem satisfatória. (++) |
CÂMBIO |
O sistema de engate da tração 4x4 e reduzida ainda é feito manualmente por alavanca junto ao câmbio no console. As relações de marchas são satisfatórias e os comandos têm boa maciez e precisão. (++) |
MOTOR |
A fumaça expelida é contida mesmo em aceleração total. A potência e o torque produzidos por este motor turbo diesel permitem um bom desempenho. As retomadas de velocidade e aceleração são aceitáveis e a sua dirigibilidade é satisfatória. Com carga máxima, perde em rendimento, mas ainda permite boas condições de utilização. (+) |
VEDAÇÃO |
Boa contra água e poeira. (+) |
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS |
É baixo, inclusive quando passa sobre piso de terra e paralelepípedos. O efeito aerodinâmico é evidente chegando a incomodar e o som produzido pelos pneus é aceitável. (+) |
SUSPENSÃO |
A estabilidade é razoável para uma condução normal piorando bem numa direção esportiva, mas na terra com tração 4x4 acionada vai muito bem. Superou os obstáculos de trilhas normais. O conforto de marcha (só com o motorista) é bem limitado melhorando um pouco quando está carregado. (++) |
DIREÇÃO |
Boa a condução sobre piso de terra e em trilhas. Baixa trepidação e rumorosidade sobre piso irregular. O volante de boa pega tem regulagem de altura. (+) |
ILUMINAÇÃO |
No habitáculo é simples, apenas com uma lanterna central. Não existem luzes de cortesia, mas tem luz de advertência vermelha nas portas dianteiras quando abertas. Os faróis têm eficiência normal e não têm regulagem elétrica em altura e nem faróis de neblina. (++) |
ESTEPE/MACACO |
O macaco, do tipo garrafa, fica atrás do encosto do banco traseiro. O estepe fica preso por fora abaixo da caçamba e a operação de retirar e recolocar não é simples. A operação de troca é cansativa. Pelo menos, no suporte central existe um pequeno orifício para colocar cadeado contra roubo. (++) |
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA |
Ao esguichar água (por dois jatos duplos) as palhetas atuam automaticamente. A área de varredura é boa e os comandos são fáceis de operar. (+) |
FERRAMENTAS |
Tem uma chave de fenda combinada, um alicate e duas chaves de boca 8x10 mm e 12x14 mm. (+) |
ALARME |
Não tem nem chave codificada nem alarme contra arrombamento. (+++) |
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo Eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |