Megane Hatch RT 1.6/RT/Alizé/Exp 1.6 16V

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RENAULT

Ano

2000

Portal Vrum

Renault/Divulgação
Renault/Divulgação

FICHA TÉCNICA (*)
MOTOR
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1.598 cm3 de cilindrada, que gera 110 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 15,1 kgfm a 3.750 rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
FREIOS
Discos ventilados nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson, com triângulo inferior, molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Independente, braços arrastados e duas barras de torção transversais
DIREÇÃO
Servo-assistida
RODAS / PNEUS
Aço, 6 x 15 polegadas / 185/60 R 15
PESO
1.140 kg
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
348 litros
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
60 litros
CONSUMO
URBANO12,1 km/l
ESTRADA 15,9 km/l
(*) Dados fornecidos pelo fabricante
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Air bag motorista e passageiro, apoios de cabeça reguláveis em altura, aquecimento, aviso sonoro de luzes acesas, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros com funcionalidade “cama”, barras de proteção lateral nas quatro portas, bloqueio de
ignição (Transponder), chave de ignição com comando de travamento central das portas, porta-malas e do tanque por ádio-frequência, cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de três pontos com limitador de esforço integrado (o
central é abdominal), comando central de travamento das portas no console, contagiros, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, fechadura inviolável com giro falso, função “um toque” vidro elétrico condutor, hodômetro geral e
parcial digital, iluminação de porta-luvas e porta-malas, luzes traseiras de neblina, limpador-lavador do vidro traseiro, luz de advertência de porta aberta no painel, pára-choques na cor da carroceria, pré-disposição para alarme, pré-equipamento
de rádio, protetor do cárter, retrovisor condutor e passageiro com regulagem interna manual, terceira luz de freio (Brake Light), vidros verdes e volante regulável em altura.
OPCIONAIS
Ar-condicionado e pintura metálica.
Pack Luxo ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, rádio CD com comando satélite.
RENAULT MÉGANE HATCH RT 1.6 16V X CONCORRENTES
MEGANE RT 1.6 16V FORD ESCORT 1.6 8V FIAT BRAVA 1.6 16V WV GOLF 1.6 8V
Potência (cv) 110 95 106 101
Dimensões (AxBxC)(m) 4,16x1,69x1,43 4,13x1,70x1,39 4,19x1,74x1,41 4,14x1,72x1,45
Dimensões (DxE)(m) 2,58x1,90 2,53x1,89 2,54x1,90 2,51x1,90
Porta-malas (litros) 348 380 380 330
Velocidade máxima (km/h) 189 178 173 184
Aceleração de 0 a 100 km/h (s) 10,6 12,1 12,5 11,7
A Comprimento, B
* AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
Tem uma boa qualidade de pintura e montagem das partes móveis da carroceira (capô, portas e tampa traseira), o que valoriza o carro.
VÃO DO MOTOR
Permite um bom acesso à manutenção, além disso, sua insonorização faz com que o motor não incomode em rotações normais.
ALTURA DO SOLO
Tem um bom vão livre. Com carga máxima (400 kg), raspa a parte central ao passar por quebra-molas altos. Conjunto motor/
câmbio é protegrido por chapa.
FREIOS
Apesar de não ter sistema ABS, nem como opcional, apresentou um bom comportamento dinâmico em qualquer situação, inclusive
com boa resistência ao “fading” (perda de eficiência após uso prolongado, como descida de serra).
CÂMBIO
É esponjoso e nas trocas rápidas é um pouco impreciso.As relações de marcha estão adequadas e ajudam na boa dirigibilidade
do veículo.
MOTOR
Com boa potência e torque para um motor de 1,6 litro, é elástico e permite boas retomadas e acelerações. Mesmo com ar-condicionado ligado e carga máxima, continua permitindo uma boa dirigibilidade, tanto na cidade como na estrada. Sua aspereza e rumorosidade são aceitáveis.
VEDAÇÃO
Não foram verificadas infiltrações de água ou poeira durante o teste.
NÍVEL DE RUÍDOS
Deixa a desejar quando se anda em pisos de paralelepípedos.
SUSPENSÃO
Apresentou um bom comportamento dinâmico em geral, inclusive com carga máxima, permitindo boa estabilidade e precisão em
curvas, além de uma inclinação moderada da carroceria. O bom conforto de marcha, piora um pouco quando está carregado.
DIREÇÃO
O sistema, servo-assistido, é muito bom. Só o volante, com bom diâmetro e regulagem de altura, é prejudicado pelo desenho dos
raios internos.
ILUMINAÇÃO
Os faróis, de dupla parábola, iluminam bem tanto no facho baixo como no alto.Além disso tem regulagem életrica de altura. Internamente a iluminação é boa. Luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas.
ESTEPE/MACACO
A retirada do estepe, fica dentro do porta-malas no assoalho,não é difícil.A operação de troca seria mais fácil se nos cubos das rodas existisse um pino guia, para facilitar sua colocação.
LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
A área de varredura das palhetas, tando dianteiras como traseira, é muito boa, facilitando a visibilidade na chuva.Ao esguichar água no pára-brisa, atuam automaticamente facilitando a vida do motorista.
FERRAMENTAS
Não tem nada, apenas um gancho para reboque e um pino para tirar as calotas...
ALARME
Funciona por controle remoto, inserido na chave de ignição com tecla única, travando e destravando as cinco portas. É
muito fácil de operar.
* Estas avaliações foram realizadas para o Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas pelo Eng.Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Fonte: Fabricante