FICHA TÉCNICA |
MOTOR |
Transversal, dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.580 cm3 de cilindrada, 106 cv a 5.500 rpm de potência máxima e torque máximo de 15,1 mkgf a 4.500 rpm |
TRANSMISSÃO |
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira |
FREIOS |
Disco na dianteira e tambor na traseira com ABS opcional |
SUSPENSÃO |
Dianteira | Tipo McPherson com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora e molas helicoidais; |
Traseira | Eixo rígido e molas parabólica. |
DIREÇÃO |
Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
RODAS / PNEUS |
5,5 X 14 / 175/80 R 14 |
PESO |
1.085 kg |
CAÇAMBA |
685 kg incluindo o condutor |
TANQUE DE COMBUSTÍVEL |
58 litros |
* AVALIAÇÃO TÉCNICA |
VÃO DO MOTOR |
Apesar de ter um bom layout e acesso à manutenção, o isolamento acústico deixa a desejar e o reabastecimento de água no reservatório do esguicho pára-brisa é difícil. |
ALTURA DO SOLO |
Tem um bom vão livre, mesmo com carga máxima (685 kg). Apesar disso, cárter do motor e caixa são protegidos por chapa |
metálica (vazada para melhor ventilação), o que deixa o motorista mais tranquilo em terrenos acidentados. Em algumas condições de estacionamento, com carga máxima, o estribo abaixo do pára-choque traseiro raspa no meio fio. |
FREIOS |
A opção de colocar rodas de aro 14 polegadas permitiu a utilização de discos de freio na frente e tambores atrás de maior |
diâmetro, o que faz com que os freios atuem bem mesmo em descida de serra com carga máxima | não perdem eficiencia em nenhum momento. A ausência do ABS é notada em frenagens de emergência, quando as rodas dianteiras bloqueiam com facilidade, porém com mínima variação de trajetória. |
CÂMBIO |
O seu funcionamento foi muito bom, com engates precisos e macios, além do bom curso da alavanca. Se as relações de marcha/ |
diferencial fossem um pouco mais curtas ainda, minimizariam a falta de torque do motor em baixa rotação | com o veículo |
carregado a troca é constante. |
MOTOR |
Tem uma ótima potência para um motor de 1.6 litros (106 cv), mas não justifica sua denominação torque | tem 15,1 mkgf de |
torque máximo, mas a 4.500 rpm, ou seja, num regime muito alto, tipico para estradas. Só com o motorista anda bem na |
cidade e estrada, mas com carga, principalmente no trânsito com aclives, deixa a desejar em retomadas. Seu funcionamento |
em alta rotação é áspero. |
NÍVEL DE RUÍDOS |
Praticamente não tem barulhos internos, mesmo andando sobre piso de calçamento e estrada de terra. Por isso o mau isolamento |
acústico do motor se sobressai dentro do habitáculo, causando desconforto. |
SUSPENSÃO |
Bem acertada, com bom compromisso entre conforto e estabilidade, seja vazio ou com carga máxima, levando-se em conta que é um veículo comercial leve. Os pneus série 80, têm boa capacidade de carga e se saem bem curvas no asfalto, mesmo com o veículo completamente carregado. Mas em estradas de terra são limitados. |
DIREÇÃO |
A calibragem do sistema assistido está bem definida, dando uma boa dirigibilidade e precisão em geral. O diâmetro de giro |
é bom, apesar do grande diâmetro externo dos pneus. |
* Estas avaliações foram realizadas pelo eng. Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan |