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Sai sonda lambda e entra sensor na linha de combustível

Carros mais antigos contam com a sonda acoplada ao escapamento, mas os equipados com injeção direta ou turbo trazem o sensor que identifica o combustível que está no tanque

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A sonda lambda acoplada ao escapamento identifica se tem gasolina ou etanol no tanque
A sonda lambda acoplada ao escapamento identifica se tem gasolina ou etanol no tanque Foto: A sonda lambda acoplada ao escapamento identifica se tem gasolina ou etanol no tanque

Algumas dicas que damos para motoristas e proprietários de carros deixam de ser verdadeiras não por estarem erradas, mas pelo avanço tecnológico da indústria automobilística. Certamente você já ouviu dizer que um carro flex, com gasolina no tanque, se for abastecido com etanol, seria necessário rodar alguns quilômetros para consumir o restante do combustível derivado de petróleo para a sonda lambda identificar que houve uma mudança. E se estiver frio de manhã, é preciso injetar gasolina.

Ou seja, a central eletrônica precisa ser informada da mudança de combustível no tanque, passando de gasolina para etanol. Por isso é preciso rodar alguns quilômetros para que o sistema transmita essa informação. Isso continua sendo verdade para muitos automóveis. Porém, nos carros mais modernos, principalmente naqueles que tem motor turbo ou com injeção direta de combustível, não se usa mais a sonda lambda no escapamento para saber qual combustível está no tanque.

Esses carros mais modernos são equipados com um sensor na linha de combustível que já identifica se tem etanol ou gasolina no tanque. Esse sistema é importante porque a central eletrônica tem de ser rapidamente informada, no caso de motor com injeção direta e turbo, pois ela não pode esperar rodar vários quilômetros para se ajustar ao novo combustível sob pena de danificar o propulsor.

Portanto, se o seu carro tem motor turbo, com injeção direta, aquela ideia de que é preciso rodar muito após o abastecimento com outro combustível já caiu por terra. O sensor de linha informa imediatamente a mudança de combustível no abastecimento do carro. Ou seja, trata-se de um sistema ainda mais eficiente do que a sonda lambda.

Você sabia que os carros mais modernos são equipados com o sensor de linha e não com a sonda lambda acoplada ao escapamento? Gostou da dica? Então não deixe de curtir nosso vídeo nos canais do YouTube e Dailymotion. E considere se inscrever nos nossos canais para receber notificações de novos conteúdos. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter.

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