UAI

Como funciona o cadastro positivo de bons motoristas?

"Esse bom condutor, na minha opinião, não está fazendo mais do que a própria obrigação. Ele é obrigado, como cidadão, a cumprir qualquer legislação que exista no país"

Publicidade
Motorista não podem cometer infrações para se inscreverem no cadastro
Motorista não podem cometer infrações para se inscreverem no cadastro Foto: Motorista não podem cometer infrações para se inscreverem no cadastro

Já está em vigor, desde o final de setembro, o Registro Nacional Positivo de Condutores. Que bicho é esse? Simples: é uma antiga legislação, que ainda não havia sido colocada em prática, que permite ao motorista que não tiver cometido nenhuma infração de trânsito nos 12 últimos meses ganhar o título de bom condutor.

E isso significa o quê? Significa que empresas privadas ou órgãos do governo podem ter acesso a esse registro e premiar aqueles que ganharem o título de bom motorista.

Por exemplo: a empresa privada - locadora, seguradora ou financeira - pode dar um desconto, um bônus, para premiar esse bom motorista. E o governo também pode dar uma redução de taxas e de pagamentos de impostos para beneficiar o bom motorista. Porém, os interessados têm que se inscrever no Registro Nacional de Bons Condutores voluntariamente. Quem quiser, adere; quem não, nada feito.

Contra o Registro Nacional Positivo de Condutores

Eu não sou a favor disso. Porque há de se punir o mal motorista; agora, esse bom condutor, na minha opinião, não está fazendo mais do que a própria obrigação. Ele é obrigado, como cidadão, a cumprir qualquer legislação que exista no país.

Então, se você não dá um tiro em alguém nos últimos 12 meses, você vai ganhar o título de bom cidadão? Eu não consegui entender a lógica disso. Afinal, ou você é um mau motorista e precisa ser punido, ou você não está fazendo mais do que cumprir a lei.

  • Confira mais vídeos do VRUM no canal do YouTube e do Dailymotion: lançamentos, testes e dicas