UAI

Papo de Roda - Ecorretos

A Rio%2b20 não foi exatamente um sucesso, nem o motorista vai resolver sozinho os problemas ambientais do universo. Mas não custa seguir regrinhas ecologicamente eficientes

Publicidade
Foto:

A Rio%2b20 pode não ter sido um sucesso, mas muito se discutiu sobre o meio ambiente , inclusive a responsabilidade dos meios de transporte no volume de emissões de gases do planeta. Muitos ignoram que a participação dos veículos (terra, mar e ar) na catástrofe ecológica mundial é muito menos significativa do que se imagina: não chega a 12% dos danos ambientais provocados pelo homem. Outra controvérsia: os gases emitidos pelos motores contribuem para o efeito estufa, que provoca o aquecimento global. Mas discute-se se o aquecimento é mesmo responsabilidade única da humanidade, ou parte de um fenômeno cíclico da natureza que ocorre há milhares de anos.

Mas nem por isso o motorista deve fechar os olhos para as toneladas de carbono emitidas pelos veículos, nem deixar de fazer sua parte para reduzir os danos ambientais provocados pelo automóvel. Algumas regrinhas básicas fazem muito bem ao planeta. E, se não for pela preocupação ambiental, que seja por que algumas delas até evitam danos no seu saldo...

Combustível
O ideal seria o automóvel elétrico, ou o híbrido. Como o governo brasileiro é omisso em relação ao assunto, temos de continuar rodando com os automóveis tradicionais. Entretanto, entre etanol e gasolina, quase ninguém sabe que o derivado da cana tem ciclo de emissões quase nulo, se contarmos desde o crescimento da cana até o escapamento do carro.

Manutenção Pelo menos metade dos motoristas roda com os pneus descalibrados, o que aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases. E reduz a vida útil do próprio pneu. Além disso, não revisar periodicamente o carro também aumenta a poluição, pois o motor funciona desregulado, a direção desalinhada, os freios agarrando etc.

Lavagem O brasileiro é campeão em lavar o carro em casa, no sábado de manhã. São centenas de litros de água numa operação que poderia ser ambientalmente correta. Como, por exemplo, a lavagem a seco.

Catalisador
É um componente que vai no escapamento para eliminar o efeito nocivo dos gases da combustão. Além de ter vida útil limitada, ele se danifica com facilidade quando, por exemplo, o motorista tentar fazer o motor pegar no tranco.

Descarte
Um dos mais complicados problemas ecológicos do mundo é a reciclagem de pneus usados. Ainda não existe uma consciência disso e milhões deles são irresponsavelmente abandonados em lotes e áreas periféricas. Outro crime ambiental praticado por motoristas e mecânicos é o descarte do óleo queimado do motor, que ameaça nossos rios e lençóis freáticos.

Motorista Um dos mais graves problemas do automóvel é a peça que vai entre o volante e o banco: não dá pelota para as regrinhas básicas de redução do consumo e emissões, não mantém o carro adequadamente nem calibra pneus, carrega peso desnecessário no porta-malas, amarra tralhas na capota...
Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.