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Os carros autônomos estão evoluindo e já são uma realidade, mas ainda há muito o que se fazer

Fabricantes de automóveis investem pesado no desenvolvimento de carros autônomos e podem optar por se juntar aos gigantes da teleinformática, que desistiram de tocar seus projetos isoladamente

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Os carros autônomos estão evoluindo e já são uma realidade, mas ainda há muito o que se fazer
Os carros autônomos estão evoluindo e já são uma realidade, mas ainda há muito o que se fazer Foto: Os carros autônomos estão evoluindo e já são uma realidade, mas ainda há muito o que se fazer

A Google chegou a investir pesado no desenvolvimento de um veículo autônomo, mas, diante dos altos custos, desistiu do projeto

 

Os carros autônomos chegam ao nosso dia a dia e, cedo ou tarde, serão dominantes. Mas não haverá a tecnologia dominante. Há tempos, essa coluna apontou que os gigantes da teleinformática, em especial Google e Apple, acostumados a ganhar muito dinheiro e a enfrentar riscos relativamente baixos, teriam desagradáveis surpresas quando fizessem contas para produzir um veículo. Isso acabou se confirmando e ambas desistiram.


Agora, admite-se que nenhuma empresa conseguirá viabilizar sozinha um automóvel autônomo. Fabricantes podem optar por se juntar à dupla do barulho, se associar a outros fornecedores, desenvolver sua própria tecnologia ou uma combinação dessas possibilidades. Por trás disso há uma mina de ouro: informações sobre hábitos e preferência de quem usa o carro.
Importante conhecer os cinco níveis classificatórios de automação criados pela Sociedade de Engenheiros Automobilísticos (SAE), dos EUA, aceitos internacionalmente. No primeiro nível estão os controles eletrônicos usuais de estabilidade e limitadores de velocidade. Depois, seguem os de velocidade de cruzeiro adaptativo e de permanência na faixa de rolamento, mas, neste caso, o motorista deve assumir o comando do volante a intervalos regulares.

 


Direção autônoma (ou semiautônoma, como a coluna defende) aparece no terceiro nível. O veículo segue o fluxo de trânsito sem intervenção do motorista. Alemanha foi o primeiro país, em maio último, a autorizar seu uso, ao lado de alguns estados americanos. A única restrição é sempre haver uma pessoa no banco do condutor para assumir a direção quando o sistema detectar que perdeu os parâmetros de segurança. Já existem modelos importados à venda no Brasil com esses recursos.
No quarto nível, a autonomia é completa, sem necessidade de um motorista atrás do volante em ambientes controlados com boas rodovias e condições climáticas favoráveis. Neste caso, ainda faltam soluções tecnológicas a custos razoáveis que podem levar de cinco a 10 anos. No quinto, ainda mais distante, sem nenhuma restrição.


Em 2019, a lei alemã (nível três) será reanalisada. Porém, todos os veículos desse tipo devem desde já ter gravador de dados semelhante à caixa-preta dos aviões para esclarecimentos em caso de acidente. Durante a condução autônoma, o condutor poderá usar equipamentos eletrônicos, telefone ou responder a mensagens. Ele não será multado, pois, em um país organizado, o automóvel estará registrado como autônomo e eventuais multas, canceladas antes de sua emissão. Se houver acidente, o gravador indicará as circunstâncias e se atribuirá culpa ao motorista, por mau uso do sistema, ou ao fabricante.


No Brasil, carros com esse tipo de equipamento receberão multas mesmo em modo semiautônomo, salvo se houver um sopro de modernidade vindo do Contran, em Brasília. É bom lembrar que os antigos navegadores portáteis chegaram a ser proibidos aqui. Só se permitiam pictogramas (setas indicativas do percurso) no painel. O ideal seria acompanhar de perto o que já se faz no exterior, antevendo consequências da modernidade e diminuir a cultura de multar sem preocupação de educar. Mas, isso seria pedir demais.

 

 

RODA VIVA

MARCADO para agosto de 2018, segundo fonte da coluna, início de produção em Sorocaba (SP) da linha intermediária da Toyota entre Etios e Corolla, nas versões hatch e sedã. Utilizará mesma arquitetura modular da nova geração do Corolla, a estrear em 2019. Os dois produtos inéditos chamam-se Yaris e Vios, no exterior, mas esses nomes não estão confirmados aqui.


VOLKSWAGEN libera, aos poucos, pormenores da sexta geração do Polo. Apresentação em setembro e vendas em outubro. Haverá ampla diversificação de preço. Opcionalmente, quadro de instrumentos permitirá ver mapa do percurso em tela cheia de 10 polegadas, sem partilhar velocímetro e conta-giros. Motor turbo 1.0 litro/três-cilindos terá potência aumentada para 128cv (etanol).


EMBORA minivans estejam em queda de aceitação, a francesa C4 Picasso de cinco lugares é um modelo elegante, com visibilidade muito acima da média e interior supreendentemente bem resolvido. Em razão de grande área envidraçada, motor 1.6 turbo/165cv sofre um pouco para lidar com massa de 1.405kg. Suspensões são ruidosas em piso irregular.


CROSSOVER mais do que SUV (à moda do Honda WR-V), JAC T40 tem no preço, espaço interno e mecânica atualizada os maiores atrativos. Versão inicial, completa, custa R$ 58.990. Inclui câmera para gravar o que acontece à frente do veículo, acessório febre em países como Rússia e China. Motor 1.5 litro/127cv (etanol) garante boa agilidade para 1.125kg de massa.
FINALMENTE, Google liberou o aplicativo de rotas alternativas Waze para uso em telefones inteligentes dotados de Android Auto e que podem sincronizar com sistema multimídia compatível. Car Play, da Apple, está fora. Ainda há a limitação de uso de cabo, mas pelo menos carrega a bateria do celular. Chevrolet Onix foi escolhido o carro parceiro do lançamento no Brasil.

fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2