Existem várias entidades independentes mundo afora que avaliam a segurança do automóvel, o nível de proteção aos ocupantes no caso de um acidente. O mais importante está na Europa, é o Euro NCAP. Mas a entidade que avalia os modelos comercializados no mercado brasileiro, o Latin NCAP, está sediada no Uruguai. Ela faz a avaliação nos carros na América Latina.
O Latin NCAP testa os automóveis vendidos no Brasil, sejam eles importados ou produzidos aqui, e os classifica com uma graduação em estrelas, de zero para os que não protegem nada a cinco para os projetos mais eficientes. É importante essa avaliação do Latin NCAP? É importantíssima!
O Latin NCAP obriga as fábricas a subirem a régua, a melhorar a segurança, a aumentar a proteção aos ocupantes do automóvel. Porém, você já devem ter visto por aqui eu fazendo críticas ao Latin NCAP. Critico porque os critérios que a entidade adota não são razoáveis, dão margem à dúvida. Muitas vezes prejudicam desnecessariamente um determinado fabricante, por quais motivos não se sabe.
Por exemplo, o Hyundai HB20 quando foi lançado passou por avaliação do Latin NCAP e ganhou nota quatro estrelas para proteção para adultos. Um ano depois, o mesmo modelo foi novamente avaliado e recebeu uma estrela. Como assim? O Latin NCAP explica que nesse intervalo de tempo eles subiram o nível de exigência.
Mas, espera aí! Se um carro recebe cinco estrelas hoje e daqui um ano e meio o Latin NCAP muda os critérios de avaliação, e afirma que o modelo agora apresentou resultado pior, como assim? Como fica o consumidor nessa história? Se você confere os resultados das avaliações da entidade em um determinado mês, o modelo tem segurança máxima. Vai conferir dois meses depois, o resultado já é outro e o modelo pode ser considerado até inseguro.
Esse problema dos critérios do Latin NCAP, inclusive de outros que fabricantes reclamam, como o fato de a entidade estabelecer prazo para a validade da forma de avaliar, mas no meio do caminho muda. E com isso, quem estava projetando um carro para ter cinco estrelas já não terá mais. Questionam-se ainda outros critérios usados pelo Latin NCAP.
Não que o teste do carro não seja necessário. É claro que é necessário, ajuda a aumentar a segurança. Mas desde que haja critérios muito bem estabelecidos.
Se você acompanha esta coluna nos canais do YouTube e do Dailymotion, não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo, além de se inscrever para receber as notificações dasnovas publicações. Aqui no VRUM revelamos todas as novidades do mundo automotivo e ainda publicamos testes de modelos recém-lançados e dicas importantes para o consumidor não tomar prejuízo. É importante lembrar que o VRUM está tamém no Facebook, Instagram e Twitter, além do vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas