UAI

Falta de respeito

Lista de anúncios mentirosos é longa e tudo indica que está longe o dia em que a situação vai mudar

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Mais uma propaganda enganosa está ameaçando o consumidor brasileiro. Dessa vez, quem encarnou - com perfeição - o papel de Pinóquio foi o grupo Caoa, importador da marca Hyundai. O anúncio inclui, entre os equipamentos de série do utilitário-esportivo Veracruz, alguns itens inexistentes que não estão presentes no veículo comercializado no mercado interno. Não é a primeira vez - e lamentavelmente não tem jeito de ser a última - que se flagram anúncios mentirosos da Hyundai no Brasil. Sua agência de propaganda tem critérios duvidosos para alardear as conquistas da empresa coreana. E sapeca nos anúncios ser “a marca mais vendida na Europa”. Só se esquece de esclarecer que a liderança é apenas "entre as asiáticas". Diz ainda que um de seus modelos “é o melhor do mundo”, baseando-se numa pesquisa feita... no mercado norte-americano.

Até agora, a agência do grupo Caoa só distorcia resultados de pesquisas e estatísticas, sem anunciar falsidades. Dessa vez, foi pega com a boca na botija, por um instituto brasileiro de defesa do consumidor (Pro Teste), na tentativa de enganar seus clientes.

Não pense entretanto o prezado leitor que a Hyundai é a única a publicar anúncios enganosos. A lista é longa.

A Volkswagen, por exemplo, disse uma vez que tinha o mais potente motor 1.0 do mercado. Mentira. A avaliação era baseadaem padrões não utilizados no país. E alardeia, hoje, que o motor do Golf GTI (turbo, com 193 cv) é o mais potente do Brasil. Mentira: para alcançar essa potência, o carro tem que ser abastecido com uma gasolina (Podium) só encontrada em alguns postos da Petrobras.

A Ford é mentirosa também. Uma vez, num filme publicitário da Courier, pôs na caçamba da picape um caixote de 700 kg. Mentira: esse peso é a soma de quem vai na cabine (motorista e passageiro) mais o da caçamba. A menos que a Courier pudesse ser dirigida por controle remoto...

E tem sempre uma ou outra mentirinha pespegada pelas fábricas de automóveis. Nem que seja para anunciar "esportivos" que , de esportivos, só têm o nome e as faixinhas decorativas. Confiram o Vectra GT...

Mas as fábricas de automóveis não estão sozinhas: o setor é um inesgotável filão explorado por empresas que não perdem a chance de vender gato por lebre.

Está enganado quem, por exemplo, imagina que a Shell, por ser uma poderosa e famosa multinacional, trata o consumidor com respeito. Ela atribui à sua gasolina V-Power o poder de aumentar a potência dos motores. Mentira: na Europa, a V-Power, com maior octanagem, cumpre o prometido. No Brasil, ela tem apenas bons aditivos e a propaganda que se vale de peixinhos vitaminados, nada mais.

A lista de mentiras é longa, não existe nenhum órgão do governo para pôr ordem na casa e tudo indica que está distante o dia em que o consumidor brasileiro terá o respeito que merece.