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Desça engrenado, inclusive se o carro tiver câmbio automático

A "banguela", ou ponto morto, não deve ser usada nem no carro manual, nem no automático

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Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será?
Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será? Foto: Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será?

Nos últimos 5 anos, o brasileiro deu uma guinada de 180 graus e deixou de comprar carros equipados com câmbio manual, que correspondiam a quase 100% do mercado. Hoje, os automáticos já têm mais de 50% de participação: a maioria dos consumidores compra carros com câmbio automático.

Porém, o caso é que muita gente ainda não entende bem como funciona o câmbio automático. Uma das dúvidas mais comuns é: "eu sei que descer com o câmbio 'na banguela' não economiza combustível; pelo contrário, é preciso descer engrenado. Em um carro manual, basta reduzir uma marcha, para segunda ou terceira, mas e no automático, como é que se faz?"

Como reduzir a marcha em um carro com câmbio automático?

cambio automatizado powershift da ford no console dupla embreagem
Alguns modelos de carros automáticos permitem que o motorista troque as marchas por meio de botõezinhos na alavanca

Em um carro automático, o motorista também pode reduzir a marcha. Em alguns modelos, além das posições N (neutro) e D (drive), há os números 3, 2 e 1, que permitem manter o câmbio em terceira, segunda ou primeira. Dependendo do carro, podem existir ainda aletas no volante, ou botõezinhos na própria alavanca de mudança, que permitem ao condutor operar o sistema, como em uma caixa manual.

Então, a "banguela", ou ponto morto, não deve ser usada nem no carro manual, nem no automático: nos dois tipos de câmbio, o motorista pode reduzir a marcha. Aliás, o condutor deve fazer isso, não só porque o consumo de combustível é praticamente eliminado quando se desce engrenado, mas também porque, desse modo, poupa-se o sistema de freios.