É difícil entender por que algumas pessoas não levam seus carros às concessionárias depois de convocado um recall. Será que é só por preguiça ou porque o cidadão pensa que terá de pagar pelo reparo em seu carro? Ou será que essas pessoas não querem perder tempo deixando o carro na concessionária para o reparo, mesmo sendo de graça?
As estatísticas comprovam que metade dos carros convocados para recall não são levados às concessionárias de suas respectivas marcas. É importante lembrar que isso não pode ser tratado como uma coisa de menor importância, pois se o recall foi convocado é para reparar algum problema relativo à segurança ou saúde. Ou seja, motorista e passageiros de um carro que deixou de ser submetido a recall estão correndo risco de se envolverem em acidente com consequências graves.
Há também risco à saúde, pois o carro pode estar liberando um gás nocivo aos ocupantes ou a terceiros. São esses os dois motivos que determinam a convocação de um recall: segurança e saúde. Como metade dos motoristas brasileiros, definitivamente, não levam o carro para fazer o recall, a solução foi o governo abrigá-los a fazê-lo.
Mas, como? Já está valendo uma nova lei sobre o recall que determina que, caso o fabricante comunique aos Detrans que o carro não foi submetido ao reparo necessário, até um ano depois da convocação, o proprietário do mesmo não receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado.
É isso mesmo! Não receberá o CRLV porque não fez o recall no carro. E sem esse documento a pessoa não consegue vender o automóvel, por exemplo. Será que agora os “preguiçosos” vão levar seus carros para fazer o recall nas concessionárias ou vão correr o risco de ficar sem o documento do carro? Preferimos acreditar na primeira opção.
Você já sabia que quem não submete o carro ao recall está sujeito a ficar sem o CRLV? Se você ficou sabendo dessa informação aqui no VRUM, não deixe de curtir nossos vídeos nos canais do YouTube e Dailymotion e considere se inscrever em nossos canais. Fazendo isso, você será notificado das novas publicações, sendo atualizado sobre todas as novidades do setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram, Twitter e no portal vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas