Você está dirigindo seu carro tranquilamente pelo trânsito da cidade, quando de repente começa a ouvir uma cantoria. A situação fica ainda mais estranha quando você percebe que o som está desligado. Na verdade, não tem ninguém cantando. A “cantoria” vem lá do cofre do motor, mais especificamente da correia do alternador, que é usado para recarregar a bateria do carro.
Essa correia do alternador pode, eventualmente, cantar, estrilar, assoviar, resmungar, porque ela derrapa, às vezes, na polia. Mas o que fazer para resolver o problema? É preciso trocar a correia pelo fato de ela estar “cantando”?
Nem sempre é preciso fazer a troca da correia do alternador quando esse tipo de problema acontece. Existe uma solução doméstica muito interessante que pode resolver esse tipo de problema. Experimente passar parafina na correia. Mas qual tipo de parafina? A das velas que você usa para iluminar sua casa quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido.
Basta você ligar o carro e com o capô aberto encostar a vela na correia do alternador enquanto ela gira. Fazendo isso, provavelmente a cantoria da correia vai desaparecer por um bom tempo. Resumo da ópera sem cantores: parafina é o que resolve o problema da cantoria da correia do alternador.
Gostou dessa dica que ensina como acabar com a cantoria da correia do alternador? Então não deixe de ativar o sininho, curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion, se ainda não o fez. Fazendo isso, você será notificado sobre novas publicações, ficando por dentro de tudo o que acontece no setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram, X (Twitter) e, claro, no vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas