UAI

Carros flex: está difícil de dar a partida com etanol?

Os modelos que ainda usam o tanquinho auxiliar de partida a frio costumam ter problemas para fazer o motor funcionar em temperaturas mais baixas. Tem solução para o problema?

Publicidade
Aumentando o percentual de etanol na gasolina, certamente o consumo de combustível também sobe
Aumentando o percentual de etanol na gasolina, certamente o consumo de combustível também sobe Foto: Se aumenta o percentual de etanol na gasolina, certamente o consumo de combustível também sobe

Você tem um carro flex e o sistema de partida a frio ainda é aquele do famigerado tanquinho de gasolina? Então, se o tanque de combustível está abastecido com etanol e a temperatura externa baixou muito, chegando a menos de 15 graus, a central eletrônica vai enviar a informação de que precisa injetar gasolina. E é do tanquinho que sai a gasolina que vai auxiliar na partida do motor dos carros flex.

Se isso não acontecer, vai chegar nos cilindros etanol em estado líquido, mas é preciso que ele chegue em forma de vapor. A gasolina consegue vaporizar mesmo em temperaturas mais baixas. Então é para isso que serve o tanquinho extra nos carros flex.

Mas existe uma solução definitiva para os carros flex que apresentam dificuldade em dar a partida nos dias frios, quando estão com etanol no tanque. E pode ter a certeza de que não vai dar errado. No mercado norte-americano também existem carros movidos a etanol e lá esse combustível já sai da bomba do posto com 15% de gasolina. Isso para evitar o uso do ultrapassado tanquinho de partida a frio. Com 15% de gasolina misturada no etanol os carros não apresentam problema na partida.

E quando chega o inverno rigoroso nos EUA, eles passam de 15% para 30% de gasolina misturada no etanol, pois o frio intenso dificulta ainda mais dar a partida no motor. A sugestão, então, é simples: basta copiar o que é feito nos EUA. Nos dias mais frios do inverno, basta colocar de 20% a 30% de gasolina no tanque abastecido com etanol. Essa é uma solução infalível para evitar problemas de partida nos carros flex.

Fazendo isso, pode ter a certeza de que os carros flex não apresentam problemas de partida nos dias mais frios. Independentemente da temperatura externa e mesmo se o sistema de partida a frio estiver com problema, fazendo isso o motor vai pegar.

Se você gostou de mais essa dica para evitar problema de partida nos carros flex, não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. E se ainda não está inscrito nos canais, considere a possibilidade de se inscrever para ser notificado das novas publicações. O VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas