Falar da nova geração do Volkswagen Golf é complicado, pois a montadora acertou a mão e provou que o que já era bom pode ficar ainda melhor. Agora, falar da versão GTi desse hatch fica ainda mais difícil, principalmente para quem curte uma tocada mais nervosa ao volante. Com seu motor 2.0 turbo e um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, o novo Golf GTi dá um show de esportividade e é um convite para quem tem tendências fortes a perder o juízo. Tem tecnologia suficiente para garantir a segurança e itens de conforto e conveniência dignos de um automóvel de luxo. Acelera e faz curvas de maneira impressionante, transformando em detalhes a suspensão muito rígida e a frente baixa. É impossível se contentar só com uma voltinha.
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ESTILO
O novo VW Golf não perdeu sua identidade. O hatch mudou de cara, ganhando uma frente em cunha mais acentuada, com vincos no capô e faróis mais espichados, de duplo defletor. Ficou diferente da geração anterior, mas basta olhar para identificar o pedigree da Volkswagen. A versão GTi traz uma faixa vermelha que atravessa toda a parte frontal, invadindo a grade do tipo colmeia, além de luzes diurnas com LEDs. É preciso cuidado nas entradas e saídas de rampas, pois a aba inferior do para-choque raspa com facilidade. Para favorecer a aerodinâmica, o para-brisa é bem inclinado e as laterais são limpas, com vincos na altura das maçanetas. O modelo preserva a terceira coluna larga em formato de taco de golfe, sua marca registrada. A traseira é robusta, com belas lanternas horizontais e duas enormes saídas cromadas do escapamento.
POR DENTRO
O espaço interno do hatch médio da VW é bom para quatro pessoas, que vão bem acomodadas. Na frente, os bancos são anatômicos, com desenho esportivo. O do motorista conta com ajustes elétricos, inclusive para a região lombar. O problema no banco traseiro é o túnel alto no assoalho, que rouba espaço para as pernas de quem senta no meio. Mas de qualquer forma são três apoios de cabeça e três cintos de segurança retráteis. O porta-malas não é dos maiores, mas atende. O que chama a atenção na nova geração do Golf é a qualidade do acabamento interno, que é sofisticado, com material emborrachado no painel e peças bem-encaixadas.
TECNOLOGIA
O volante tem boa pega e desenho esportivo, com base reta e comandos para o sistema de áudio, computador de bordo e controlador de velocidade. O painel é prático e funcional, com instrumentos analógicos e digitais de fácil visualização. O motorista encontra facilmente uma boa posição para dirigir e tem ao seu alcance todos os comandos necessários, além de uma tela central com GPS. Tem ainda itens tecnológicos que favorecem a mordomia, como o autoparking, que estaciona o carro sozinho, o sistema pre-crash, que percebe a possibilidade de uma colisão com o carro da frente e reduz automaticamente a velocidade, e o detector de fadiga, que identifica a desatenção do motorista e emite um alerta. Quer mais? Vale citar o seletor de perfis de condução – modos eco, normal, sport e individual – que ajusta o carro de acordo com a conveniência de quem o está dirigindo. Mas a maioria desses itens é opcional.
DIRIGINDO
Para entrar no Golf GTi e assumir o controle da direção não é preciso retirar a chave do bolso. Basta pegar na maçaneta e puxá-la para abrir a porta. E para fazer funcionar o motor é só apertar o botão start/stop no painel. Aí começa a emoção. Um ruído grave abafado soa como música para os ouvidos. O 2.0 TSi é pura eficiência e basta acelerar fundo para ver a luz amarela do controle de tração piscando no painel e as costas sendo prensadas contra o encosto do banco, indicando que você está se excedendo. As arrancadas e retomadas de velocidade são muito rápidas, graças ao descomunal torque do motor. O câmbio automatizado de dupla embreagem tem seis marchas muito bem escalonadas, com relações que se adequam ao modo de dirigir, sem trancos nas mudanças. E para os puristas, é possível fazer trocas manuais na alavanca ou nas aletas atrás do volante.
É difícil dar só uma voltinha no novo Golf GTi, pois o carro é puro prazer de dirigir. A direção é bem calibrada, com peso certo na hora certa. As suspensões são muito rígidas e transferem para o interior do carro as imperfeições do solo. Mas, por outro lado, garantem total estabilidade em situações extremas, contando, é claro, com o auxílio luxuoso da tecnologia. O sistema de freios dispensa comentários, pois é pura eficiência em situações de emergência. Com tudo isso, o Golf GTi chega ao Brasil com um conteúdo que põe no chinelo a concorrência, mesmo não tendo um concorrente direto. Mas paga-se um preço alto por toda essa diferença.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
O acabamento da pintura é bom, assim como a montagem das partes móveis. Os faróis, lanternas traseiras, retrovisores, teto solar, para-choque, emblemas e pestanas dos vidros estão bem instalados. POSITIVO
VÃO DO MOTOR
A sistematização do vão tem aspecto limpo e organizado, sendo que os itens de verificação constante têm fácil acesso e visualização. A insonorização em relação ao habitáculo é positiva, favorecida pelo motor turbo. O capô é sustentado aberto por mola a gás e tem bom ângulo de abertura. POSITIVO
ALTURA DO SOLO
Por ser versão esportiva, tem suspensões mais baixas e pneus de alta performance da série 45. Ao trafegar sobre pisos irregulares, transposição de quebra-molas mais salientes e curtos, e em saídas da garagem com desnível, deve-se ter cautela e atenção para minimizar as interferências com o solo, fato que fica ainda mais evidente quando com peso de 530kg. REGULAR
CLIMATIZAÇÃO
É automático digital e tem a opção de regulagem diferenciada de temperatura para condutor e passageiro. No painel, são quatro os difusores de ar e mais dois na extremidade do console central, com correta e ágil distribuição de ar climatizado no habitáculo. Funciona bem, mas a eficiência é prejudicada porque a cortina perfurada deslizante, que recobre o teto solar, transfere calor. REGULAR
FREIOS
Estão muito bem dimensionados e têm fina calibração. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e reação. O freio de estacionamento é do tipo eletrônico, por meio de tecla no console central. Em uma condução bem esportiva, permite frear forte antes das curvas, com afundamento mínimo do eixo dianteiro e reações bem distribuídas nos dois eixos, resultando em eficiente e linear desaceleração, não atrapalhando o contorno das curvas, com a imediata retomada de velocidade. POSITIVO
CÂMBIO
Está muito bem definido para o motor e peso do veículo. As relações de marchas são ótimas e as retomadas de velocidade e aceleração, brilhantes e notáveis. A resposta em kick down é precisa. No quadro de instrumentos, display informa o modo e a marcha selecionada. Tem a função punta-taco automática, irretocável. POSITIVO
MOTOR
Merece destaque a performance. A dinâmica proporcionada com o eficiente câmbio é excepcional para a sua cilindrada. É muito elástico e a aceleração é bem progressiva e rápida, além de baixo ruído de funcionamento. O turbo está muito bem definido e calibrado. Proporciona uma dirigibilidade extremamente prazerosa e, para quem gosta de esportividade, o seu rendimento é perfeito. Com o veículo carregado e ar-condicionado ligado, a perda na performance é desprezível. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS
Ao trafegar sobre pisos irregulares surgem alguns pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é razoável, mesmo em alta velocidade. REGULAR
SUSPENSÃO
A estabilidade é altíssima pelo acerto perfeito nos eixos dianteiro e traseiro da calibragem dos componentes da suspensão e pneus. Nas curvas de raio longo feitas em alta velocidade, parece não tomar conhecimento e nas de baixa e média, onde usam-se constantemente as 2ª, 3ª e 4ª marchas, é notável o seu handling, aliado ao excepcional motor, que proporciona uma tração excelente no eixo dianteiro, carregando o traseiro e, também, na resposta de direção. O conforto de marcha é limitado e aceitável. O veículo em prova está com uma rumorosidade na suspensão dianteira, na parte superior da torre, lado esquerdo, devido a desgaste do coxim e rolamento superior. REGULAR
DIREÇÃO
As cargas estão muito bem definidas. A coluna de direção tem regulagem manual em altura e distância, com bom curso. O diâmetro de giro com 10,9m é longo. A velocidade do efeito retorno é satisfatória. A precisão na reta e em curvas é brilhante com o veículo em alta velocidade. As reações são puras e diretas na medida certa, com ótima sensibilidade e resposta de direção muito precisa. Ao esterçar o volante em manobras de estacionamento/garagem, percebe-se o ruído proveniente do rolamento superior da torre dianteira. REGULAR
ILUMINAÇÃO
Os faróis são direcionais bixênon, iluminando onde os comuns não atingem. Tem luz de cortesia na base inferior dos retrovisores externos, para-sóis, porta-luvas, porta-malas e área dos pés do condutor e do passageiro. No habitáculo há duas seções com duplo spot fixo nas partes dianteira e traseira, que também fazem o papel de lanternas ao abrir as portas. Há sensor crepuscular. POSITIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Tem sensor de chuva. Os esguichos do para-brisa e do vidro traseiro são do tipo spray com boa vazão, pressão e abertura. O campo de visão proporcionado pela área limpa, pelas palhetas de boa qualidade, é satisfatório. É fácil o acesso ao reservatório de água no vão do motor. POSITIVO
ESTEPE/MACACO
O estepe é do tipo temporário e com velocidade limitada. Está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho. O kit de troca tem porca autoadaptadora antifurto. O conjunto roda/pneu de uso quando danificado cabe na bunha do assoalho, mas é preciso colocar a tampa protetora na posição mais alta, devido às dimensões dos pneus 225/45R17 montados em roda de 7,5 polegadas. Fato que irá incomodar, se o porta-malas estiver lotado, em uma longa viagem, fora a vulnerabilidade dos pneus contra buracos. NEGATIVO
FERRAMENTAS
Há uma chave de fenda Philips. POSITIVO
ALARME
Ao dar comando de travar as portas, os vidros sobem com a tecla pressisonada. Não tem comutador de ignição. A chave de ignição, que é do tipo canivete, deve permanecer no bolso do condutor e a sua proximidade libera o acionamento do motor, por meio de botão start/stop, o mesmo para abrir as portas. Tem proteção perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. As quatro portas têm função um toque para abrir/fechar os vidros e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado é de 338 litros, o mesmo encontrado com a base inferior do porta-malas na posição mais baixa e com a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danielribeirofilho.com.br
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turboalimentado, a gasolina, com injeção direta, potência máxima de 220cv entre 4.500rpm e 6.200rpm e torque de 35,7kgfm entre 1.500rpm e 4.400rpm
» Transmissão
Tração dianteira, câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de seis marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira, independente, McPherson com barra estabilizadora; traseira, independente, com braços múltiplos e barra estabilizadora; 7,5 x 17 polegadas de liga leve; 225/45 R17
» Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» Freios
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, EBD, BAS, ASR, EDS e XDS
» Capacidades (**)
Peso, 1.317kg; tanque, 60 litros; do porta-malas, 338 litros (**)/338 litros (***); de carga (passageiros e bagagem), 533kg
» Dimensões
Comprimento, 4,26m; largura, 1,79m; altura, 1,45m; entre-eixos, 2,63m; medida de conforto (distância entre o pedal de freio e o encosto do banco traseiro), 1,93m
» DESEMPENHO (**)
Velocidade máxima de 244km/h e aceleração até 100km/h em 6,5 segundos
» Consumo (***)
Cidade 7km/l e estrada 11km/l
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do caderno Vrum
Equipamentos
» De série
Rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos dianteiros Top Sport com regulagem de altura, volante multifuncional revestido em couro e com aletas para troca de marchas, retrovisores externos com rebatimento automático, função Auto Hold, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, função Coming & Leaving Home, controle automático de velocidade, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rádio CD Player com entrada para iPod, tela de 5,8 polegadas sensível ao toque e sensor de aproximação, Bluetooph e SD Card, sistema start-stop, sete airbags (dois frontais, um de joelho para o motorista, dois do tipo cortina e dois laterais traseiros), freios ABS com EBD, bloqueio do diferencial (XDS) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).
» Opcionais
Sistema de som Dynaudio, faróis de xênon com luz de condução diurna de LED, banco do motorista com regulagem elétrica, seleção de perfis de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), detector de fadiga, kessy (acesso sem chave e botão de partida do motor), revestimento interno em couro, rádio com sistema de navegação Discover Pro com tela de oito polegadas e comando por sistema Voice Control e memória de 64 gb, teto solar panorâmico, Park Assist 2 com câmera traseira e sistema Pre-Crash.
Quanto custa
O VW Golf GTI é vendido a partir de R$ 98.300, mas com todos os opcionais chega a R$ 136.508.
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 10
Custo/benefício 8