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Renault Logan 1.6 8v Expression - Detalhes do sedã

Renault Logan 1.6 Expression tem preço atrativo diante dos principais concorrentes, mas sua lista de equipamentos de série não é das mais completas

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Foto:

Painel tem instrumentos de fácil visualização, mas comandos estão um pouco afastados

AVALIAÇÃO TÉCNICA

POSITIVO

Altura do solo

Não ocorreram interferências com o solo e por prevenção tem chapa em aço integral para toda a zona inferior do motopropulsor.

Climatização
É por comando manual. Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular e as aletas de orientação do fluxo giram 360 graus. Apresentou bom funcionamento, com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo e é bem vedado.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade, e o sistema apresentou reações equilibradas, inclusive em frenagem de emergência, com o veículo em velocidade. Apresentou ainda bom comportamento dinâmico no uso na cidade e na estrada. Tem a opção de ABS, que foi eficiente, e o freio de estacionamento atuou normalmente.

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Motor
A rumorosidade de funcionamento é baixa e o sistema Hi-Flex funcionou bem. A performance para essa cilindrada e arquitetura do cabeçote no uso na cidade e em rodovias é satisfatória, com retomadas de velocidade e aceleração compatíveis com a sua curva e também em função da massa do veículo de 1.040 quilos. A perda no rendimento quando carregado e com ar-condicionado ligado é aceitável, e ainda possui uma dirigibilidade razoável. Tem pequeno ganho no rendimento quando se usa somente etanol.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
Merece destaque a calibragem das suspensões, que proporcionam conforto de marcha muito bom, aliado a uma estabilidade eficiente no contorno de curvas de raios variados e em velocidade elevada, com boa precisão, rapidez e inclinação satisfatória da carroceria.

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura com bom curso. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como as suas reações, com boa leveza e sensibilidade. O conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre calçamento e estrada de terra. O efeito-retorno tem velocidade aceitável e o diâmetro de giro satisfaz em manobras de estacionamento.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar água no para-brisa por meio de quatro jatos de boa vazão, o sistema de limpeza entra automaticamente em funcionamento, com palhetas de boa qualidade. A área de varredura é satisfatória. O reservatório de água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso, mas a tampa poderia ser na cor azul, para melhor identificação.

Estepe/macaco
O estepe, que fica dentro do porta-malas, tem a roda em aço e o pneu é igual aos de uso. O kit de troca está instalado nas laterais do vão de carga, inclusive a chave de pino que libera a calota central para se ter acesso aos parafusos. A operação de troca é normal.

Alarme
Tem chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada.

REGULAR

Vão do motor
O acesso à manutenção é bom. A sistematização dos vários componentes é racional e os itens de verificação constante têm fácil identificação. Não tem material isolante acústico no vão, fazendo com que, com o motor em rotação média/alta, ocorra excessiva transferência da rumorosidade de funcionamento, causando desconforto auditivo.

Câmbio
A qualidade de engate não é boa em precisão ou em maciez. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, além de resistência térmica em arrancadas sequenciais em subida usual. As relações de marchas/diferencial atendem bem a massa do automóvel e rendimento do motor. O curso da alavanca é bom, assim como a pega no pomo e o seu posicionamento no túnel central.

Iluminação

O novo farol tem construção com parábola simples e apresentou eficiência normal no baixo e no alto. Conta ainda com auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, apenas manual no próprio farol. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna e tem luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona anterior do teto, tem uma lanterna bipartida com resultado razoável em iluminação. Os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não tem iluminação, dificultando o seu uso em locais escuros e à noite.

NEGATIVO

Acabamento da carroceria

A qualidade do acabamento da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas e imperfeições. Os frisos emborrachados que encobrem a união do teto com as laterais da carroceria só atingem o início da coluna C, deixando o restante do vão exposto, com pontos de soldas aparentes. As portas dianteiras estão desniveladas. As portas traseiras têm montagem razoável, assim como o capô e a tampa do porta-malas. A tampa do tanque de combustível está desnivelada.

Nível interno de ruído
Ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é aceitável até 110km/h, quando passa a ser notório e incomoda em velocidade alta.

Ferramentas
Não tem.

ITEM EXTRA

Volume do porta-malas

O volume declarado pela fábrica é de 510 litros, confirmado por nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, de 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 92cv (g)/95cv (a) a 5.250rpm e torques máximos de 13,7kgfm (g)/14,1kgfm a 2.850rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson, com triângulos inferiores e barra estabilizadora; traseira, semi-independente, com barra estabilizadora/6 x 15 polegadas (aço)/185/65 R15

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos dianteiros ventilados e tambores na traseira

CAPACIDADES
Tanque de combustível, de 50 litros; peso, 1.080kg; de carga (passageiros e bagagem), 430kg.

O porta-malas oferece 510 litros de volume, mas não pode ser expandido com o rebatimento do banco



EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE

Conforto/conveniência - Alarme sonoro de advertência de luzes acesas, ar quente, banco do motorista com regulagem de altura, bolsas canguru nos bancos dianteiros, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas e porta-luvas, porta-copos e porta-objetos nos consoles dianteiro e traseiro, pré-disposição para som, retrovisores com regulagem manual interna e temporizador do limpador do para-brisa.

Aparência
- Adesivo preto na coluna central, calotas integrais aro 15, console central do painel com acabamento na cor cinza, friso cromado integrado à grade dianteira e na tampa do porta-malas, friso lateral na cor da carroceria, maçanetas externas na cor do veículo, maçanetas internas e difusores de ar na cor alumínio, manopla da alavanca de câmbio com detalhe na cor alumínio, painéis das portas com revestimento parcial em tecido, para-choques na cor da carroceria, para-sóis com espelho de cortesia, revestimento completo do porta-malas, bancos revestidos em tecido e vidros verdes.

Segurança - Alças de segurança no teto, dois apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura, bloqueio de ignição por transponder, terceira luz de freio (brake light), cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de três pontos, protetor do cárter, tampão do tanque de combustível com chave e trava para crianças nas portas traseiras.

OPCIONAIS
Airbags do motorista e passageiro adaptativos, alarme perimétrico, terceiro apoio de cabeça traseiro regulável em altura, ar-condicionado, comando de abertura das portas por radiofrequência, computador de bordo, direção hidráulica com regulagem de altura no volante, faróis de neblina, freios anti-bloqueio (ABS), retrovisores com regulagem elétrica, rádio CD Player MP3 com quatro alto-falantes e comando satélite, rodas de liga leve aro 15 polegadas, sistema CAR (travamento automático das portas a 6km/h), temporizador de iluminação interna, travas elétricas das portas, volante revestido em couro, vidros elétricos e pintura metálica.