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Peugeot 3008 - Avaliação técnica

Novo Peugeot 3008 chega ao Brasil para competir com modelos como Chevrolet Captiva, Kia Sportage e Hyundai ix35. Saiba como o crossover se saiu em nossas avaliações

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Foto:



AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
O capô está desalinhado em relação à base inferior da coluna A do lado direito e há folga fixa grande em relação ao painel frontal. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria e folgas fixas diferentes entre os dois lados. A tampa traseira está descentralizada. A qualidade da pintura é razoável, com tonalidade homogênea das partes plásticas e de aço. As lanternas traseiras, faróis, para-choques, frisos protetores das portas, acabamento das soleiras, pestanas e retrovisores têm boa montagem. REGULAR

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VÃO DO MOTOR
O capô tem bom ângulo de abertura, é leve e sustentado por vareta manual quando aberto. O resultado do isolamento acústico é satisfatório em relação ao habitáculo. O acesso à manutenção é limitado pela pequena área do vão e pelo fato de grande parte do motor invadir a cobertura do painel de fogo. Os itens de verificação permanente têm fácil visualização e acesso. REGULAR

ALTURA DO SOLO
Toda a zona inferior do motopropulsor tem proteção por chapa em aço vazada. Não foram observadas interferências significativas com o solo quando o carro roda sobre piso irregular usual (terra, paralelepípedo, quebra-molas e saídas de garagem com desnível). POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO
Sistema apresentou bom funcionamento. A vazão de ar pelos difusores do painel, somada à dos dois instalados no final do console central, proporciona eficiente distribuição de ar climatizado dentro do habitáculo em um tempo razoável (cortina do teto solar fechada). O nível de ruídos de funcionamento é aceitável na máxima velocidade. Existe regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, com indicação digital no display. Não ocorreu entrada de gases/fumaça vindos de fora quando o recírculo interno de ar é acionado. POSITIVO



FREIOS
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. O conjunto está bem dimensionado para o peso do automóvel. O freio de estacionamento é do tipo eletrônico e tem função hill-holder muito útil. POSITIVO

CÂMBIO
Conjunto tem programação eletrônica para uso esporte e sobre piso de baixo atrito, com teclas junto à base da alavanca. Quadro de instrumentos tem display informando a marcha e opção de condução selecionada. As relações de marchas satisfazem na dirigibilidade no uso misto, favorecidas pelo turbo/intercooler do motor. POSITIVO

MOTOR
O seu rendimento no uso na cidade e em rodovias é positivo, com aceleração e retomadas de velocidade bem satisfatórias. A entrada do turbo é progressiva, sem trancos, e o conjunto está bem dimensionado e calibrado para o peso (1.660 quilos) do veículo em ordem de marcha, proporcionando uma dirigibilidade prazerosa e segura, com baixo nível de ruídos de funcionamento. POSITIVO

VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra e asfalto ruim, surgem vários ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é razoável mesmo em alta velocidade. REGULAR


SUSPENSÃO
Por se tratar de um veículo de perfil familiar, o conforto de marcha merecia melhor calibragem dos componentes da suspensão, pois as transferências das imperfeições do solo para dentro são facilmente sentidas. Também percebe-se pequenos ruídos, principalmente na dianteira, quando se trafega em baixa velocidade sobre piso ruim. A estabilidade é boa e consegue contornar curvas em velocidade elevada com precisão e pouca inclinação da carroceria. No uso extremo tem ajuda do sistema eletrônico de controle de estabilidade, que atuou com eficiência, trazendo segurança e ajudando a corrigir a trajetória do automóvel. REGULAR

DIREÇÃO
Coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com ótimo curso, e o volante, boa pega. Apresentou boa precisão na reta e em curvas, com reações uniformes. A sensibilidade e a calibragem das cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso na cidade e em rodovias. O diâmetro de giro agrada e a velocidade do efeito-retorno, satisfaz. O conjunto apresentou baixo nível de ruídos, quando o carro roda sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto mal-conservado. POSITIVO

ILUMINAÇÃO
Tem sensor crepuscular e também luzes de cortesia no porta-luvas, porta-malas e zona inferior das quatro portas. Os faróis têm duplo refletor e regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, além de auxílio de faróis de neblina. O resultado final em iluminação é bom, tanto no facho baixo quanto no alto. Dentro do habitáculo, no teto, tem lanterna com dois spots fixos integrados na zona anterior, duas lanternas pequenas nas laterais traseiras (para os passageiros de trás) e uma lanterna central na zona posterior. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. O console central e interruptores instalados nos painéis de porta têm boa identificação noturna. POSITIVO



ESTEPE/MACACO
O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso e está instalado no fundo do assoalho dentro do porta-malas. O kit de troca fica encaixado dentro do aro e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem a cabeça dos parafusos, usando um dispositivo que vem no kit. POSITIVO

LIMPADOR DE PARA-BRISA
Os esguichos são do tipo spray em V e atingem toda a ampla área do para-brisa. As grandes palhetas trabalham cruzadas, apresentam boa qualidade e varrem uma área satisfatória. O acesso ao reservatório de água, dentro do vão do motor, é fácil. Sistema tem sensor de chuva. POSITIVO

ALARME
As quatro portas têm sistema de abertura/fechamento dos vidros por um toque. Função antiesmagamento atuou com precisão. O sistema de alarme é completo. A chave de ignição é codificada e do tipo canivete. Existe proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica, dentro do habitáculo. O alarme soa quando se tenta desligar os fios dos indicadores sonoros, o comando central ou a bateria. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado é de 512 litros, mas encontramos 480 litros em nossa medição, com o banco na posição normal e até o limite do bagagito.


Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan